Paulo Rogério te convida a assistir Encantada

 



Dirigido por Kevin Lima (Tarzan), a aventura/fantasia de 2007 da Disney trás uma história divertida e romântica como os bons clássicos infantis, contando com as estrelas Amy Adams (Trapaça; Batman vs Superman) e Patrick Dempsey (Grey's Anatomy) nos papéis principais.


Sinopse: 


Uma donzela do Reino de Andalásia por nome de Giselle (Amy), vive alegremente sua vida em meio a floresta com seus fiéis amigos animais e criaturas mágicas, sonhando em encontrar o amor de sua vida. Um dia tudo isso muda quando Giselle é levada para outro mundo, o mundo real.


Giselle é a adorável donzela "encantada" que vive a cantar e se divertir no Reino de Andalásia. O maior desejo da princesa é encontrar seu amor e viver seu "felizes para sempre". Por sorte ou destino, seu sonho começa a se realizar. Em uma linda canção, seu coração vai de encontro junto com o coração do Príncipe Edward (James Marsden), filho da Rainha de Andalásia e futuro rei.

Então, no dia de seu casamento uma bruxa aparece e lhe oferece um "poço dos desejos" que lhe daria algo mágico. Mas, na verdade, Giselle é levada do "mundo de fantasia" para o "mundo real". A bruxa na verdade é a própria Rainha, que tem medo de perder seu trono e governo. 

Agora no "mundo real" Giselle aprendera coisas novas e o que pra cada ser de verdade significa o "Felizes para sempre".


Crítica


O filme é exatamente o que planeja e demonstra ser, uma fantasia romântica voltada para o público infantil mas de forma que os adultos também possam contemplar e se divertir.

A trama segue de forma rotineira os velhos 'contos de fada'. Tendo, rainha, princesa, príncipe e animais falantes como parte da história principal. A temática é o grande ponto chave, já que ao mesmo tempo em que entra-se em uma história de fantasia, também é revelada parte da vida real, o que de fato torna a obra atraente. Em um dia tudo é perfeito para Giselle e todas as coisas se encaixam perfeitamente, no outro, está tudo o inverso e os seus princípios e significados precisam ser redescobertos para que possa conseguir prosseguir.

Uma boa medida entre 'o sonho perfeito' de cada criança e a 'esperança real' de um adulto, realidades paralelas mas que todos vivem e sofrem/esperam. Nisso é baseada a jornada da personagem, o qual todos são envolvidos e tornam-se parte.


A direção e roteiro são bons, possuem defeitos e alguns pontos incompletos mas nada que estrague a diversão do telespectador. De certo, a comédia é o ponto mais alto deste filme, juntamente com suas referências aos clássicos. mas o centro é com certeza o romance. Porém como acima citado, a jornada da personagem baseada nessa 'transição' de maturidade, é algo realmente interessante para todos que assistem e que foi de forma contundente explorada. Quando a 'encadata' deixa seu encanto e encontra o 'real'.


As atuações são importantes, e cada qual cumpre de forma aceitável e digna seus papéis. Todos os atores desempenham o esperado e conseguem realçar suas interações, sejam elas de qualquer forma (musicais, formais ou informais).


Por fim, é uma obra agradável e que compõe bem o gênero "família". De forma em que todos possam aproveitar seu momento juntos. Uma boa pedida para quem deseja uma distração ou momentos "sessão da tarde". 'Encadata' é sútil e agradável.


Nota 8/10

Comentários