Leonardo Mendes te convida a assistir Avatar (2009)

 



Jack é um ex-militar que fica sem o movimento das pernas e vai para uma viagem no lugar do irmão gêmeo que morreu para Pandora. Um mundo que estava sendo colonizado pelos humanos por que a Terra não estava tendo mais a capacidade de dar sustento aos humanos. Mas a colonização estava sendo prejudicada pelo povo que vive lá, chamados Navii. Por isso ciêntistas criaram avatares com a aparencia dos Naviis para conhecerem o seu povo e poder viverem pacificamente entre eles roubando-lhe o sustento de Pandora.
Mas Jack e os ciêntistas logo entendem que a base daquele universo era viver com a natureza e não tirando da natureza as suas riquezas. Só que os militares não entendem isso, fazendo com que uma guerra se desenvolva entre o povo Navii e os ciêntistas contra os militares.
Os cientistas ganham, Jack vira lider do povo se transformando em um Navii graças a árvore que era tanto uma ligação entre os povos e um Deus para eles. E espulsam os militares de Pandora.

Um filme incrivel. Vendo pela segunda vez, dessa vez com meus filhos eu lutei para não ter o deslumbre que tive quando vi da primeira vez. A força da fotografia era sedutora o bastante pra gente pensar que o poder desse filme estaria só nas belas imagens. 
Pois o seu contesto em si estava na história inspirada de Pocahontas. 
Pensei comigo, tirando a Pocahontas e bela fotografia o que tinha?
Tem atuação por trás dos efeitos especiais. O que depois desse filme, os outros filmes esqueceram de manter, que tem que ter atuação sim por trás dos efeitos especiais. 
Tem um roteiro excelente, que mostra emoção, em cada detalhe da cena, cada significado. 
Tem também a sedução tanto vizual, quanto cultural. Por mais que seja um filme fantasioso, tem metaforas de povos nativos de várias regiões e suas cuturas em contestos constrastuais, mostrando o foco da ligação com a natureza. 
Um filme que seduziu e chocou na medida certa tanto para mim novamente, quanto para crianças, no caso de três e seis anos.
Duvidei sim, que era um filme tudo aquilo, que vi, a dez anos atrás. Mas continua sendo, e sempre vai ser um filme incrivel. 
Vi o filme para me preparar para o dois. Mas não esperava ganhar a emoção novamente que teve da primeira vez. 
Nota 10 ❤️



Comentários