Leonardo Mendes te convida a assistir a 4º temporada de Downton Abbey

 


Em uma mansão de Duque na época pós guerra, Anna, uma das empregadas da mansão é abusada por um empregado dos visitantes da mansão. Por medo que seu marido, John Bates, mate o homem, e vá para a prisão pela segunda vez, com risco de ir para a forca, Anna não conta nada e guarda o misterio de quem a atacou.

Até que o visitante vindo novamente a mansão com seu empregado, trás as emoções claras, denunciando o estrupador, em meio as entrelinhas do respeito, necessárias aos empregados da classe alta inglesa.

Enquanto isso, os patrões tem que superar o luto da morte trágicas de dois integrantes da família.

Mary, víuva de Matthew, tem que criar o filho sem mo marido, e tendo que lutar para mostrar a seu pai que pode ficar na posição de auxiliar de gerente da propriedade da família que seu filho iria herdar no futuro. Ainda o fornecedor de porcos, que mostra ter um posição superior de classe que aparentava, ainda mostra ser um pretendente a Mary sair da viúves. 

Tom Branson, viúvo, e genro do Duque também, criando sua filha na propriedade que dá nome a serie, luta contra sua autoestima diante dos funcionarios da mansão, por ser ex-funcionario, e acha uma nova pretendente para também sair da viúves, a professora da escola da região.

Edith, a terceira filha também tem sua tragedia. Se entregando para o seu namorado, jornalista, no qual é casado com uma mulher que está internada a anos no hospicio, procura a separação. Mas acaba desaparencendo. Edith descobre-se novamente sem namorado e gravida. Confiando em sua tia, decide ter o bebê enquanto faz uma viagem. Porém se arrepende e decidi trazer a filha para viver com funcionarios da região.

Thomas Barrow, funcionario invejo da mansão, passa a investigar todos os segredos da mansão, colocando até uma espiã em meio aos funcionarios. Mas ela se revolta ao se cativar com os patrões e não aceita passar informações para Thomas. 

A quarta temporada de Downton Abbey se mostra seguindo firmemente aparentando ser algo chato e motono, mas quando a gente vai entrando nas tramaias e baixarias que acontecem por baixo dos panos da servidão dos funcionarios e o esnobismo dos patrões, nos cativamos e não conseguimos perder nenhuma cena.

A atuação dos atores ingleses demonstrando classe em meio a situações tão tragicas, constrangedoras e engraçadas é o máximo. 

A perca de Dan Stevens ( Matthew) como protagonista parecia que ia deterior a serie. Mas os autores conseguiram trazer renovo e uma história triste, para Anne, que poderia ser denominada como encheção de linguiça se não fosse tão bem feita.

Chamo atenção para atuação de Maggie Smith, a eterna professora Minerva de Harry Potter. Ela demonstra que podemos ser idosos rabugentos e chatos, mas com humor é totalmente tolarevel.

Temos também Lily James como Lady Rose, que é a verdadeira encheção de linguiça desse seriado. Mas que é feito com tanto humor, e sua ousadia, destruindo toda rigidez da família, que perdoamos e apenas aproveitamos cada cena, que essa atriz leva com brilhantismo.

Espero que as proximas temporadas tragam deslences para histórias que acho que ficaram pendentes. Vejo eles com medo de fechar elas, por perderem os melhores aspectos de personagens da histórias. Mas acho que tinham material para não terem esse medo.

Nota 7.9


Comentários