A parte 1 da segunda parte do livro Ao Paraiso de Hanya Yanagihara é uma realidade alternativa da primeira parte do livro e desconfio mostrar também o passado uma segunda geração dos Bingham, sendo que a primeira parte do livro seria a terceira geração.
David Bingham nessa realidade é um herdeiro destronado de um vilarejo que vive uma vida comum em Nova York trabalhando como auxiliar de um escritório de advocacia. E o advogado sócio da empresa é Charles. Charles empresta uma camisa para David quando um acidente com uma caneta estourada ocorre a David. E nisso eles se apaixonam e vão morar juntos. Indo contra a vontade da avó, matriarca da família e que não aceitava a nova vida de pobreza e guardando um mistério sobre o pai de David.
David tem que conviver com a alto nível social de Charles apesar deles serem apaixonados. Os amigos também de Charles também trazem um nível intelectual muito maior que David o deixando diminuído em frente a todos. Inclusive do maior amigo de Charles, Peter, que nessa realidade não é marido do seu irmão, e sim ex namorado de Charles e que tem um nível intimidade e carinho enorme.
Só que Peter está com câncer terminal e decidiu se matar para não ver os estágios finais da doença. E Charles e seus amigos decidem fazer uma festa de despedida.
Durante a festa David repensa sobre sua vida, relembrando sobre seu pai que o criou junto da avó e em como o seu nível social abalava sua autoestima.
Mas a segurança e o amor que Charles passa para ele não deixa a auto estima chegar em níveis patológicos.
No fim do conto David depois da festa lê finalmente uma carta de seu pai que revela a verdade sobre ele. E Charles recebe a ligação que seu amigo teve eutanásia.
Realmente é muito louco o processo de desvendar aos poucos quem é quem nessa realidade. Ver Charles e David se amando e sendo felizes apesar da insegurança David é reconfortante depois do primeiro conto.
E a autora mostrando a vida toda do David número 2 enquanto esta rolando a festa é muito legal e artístico. Os dramas que ela mostra concretamente mesmo passando tudo na cabeça de David, porque para os amigos de Charles ele deve passar a segurança e o amor, é cenas novamente que mereciam Oscar.
Pensei e repensei se deveria dividir a primeiro a a segunda parte dessa segunda parte do livro.
Ela é divida pela vida de David 2 e da carta de seu pai, que ele começa a ler no fim do conto.
Mas durante a leitura do 3° conto vi que seria necessário já que são histórias completamente diferente.
Que para complicar um pouquinho mais o nome do pai de David é David também e ele tem um caso com Edward.
Comentários
Postar um comentário