Leonardo Mendes te convida a ler Uma vida pequena de Hanya Yanagihara

 


Resenha feita em 19 de outubro de 2021.

Jude é aparentemente um advogado de sucesso, cheio de amigos e com um futuro brilhante pela frente. Mas logo descobrimos em meio ao silencio que ele faz diante dos amigos, disfarçado por timides ou como pessoa reservada, que Jude teve um passado obscuro e muito triste.
Não teve pais. Passou sua infância em um orfanato. Pego roubando, coisas supérfluas como pedrinhas, grampos foi descupa para seus superiores começarem a administrar revistas que logo passaram a ser abusos.
Irmão Luke usa o medo e a solidão do menino para gerar nele uma confiança paternalista. Ele propõem a Jude para fugirem juntos do orfanato para uma casa em um bosque. Logo nos primeiros dias da fuga Irmão Luke já fala que o sonho de ter uma casa no bosque estava longe de acontecer por condições financeiras e que Jude teria que ajudar com dinheiro. Mas o que um garotinha poderia fazer pra ter dinheiro? Irmão Luke faz Jude começar a se prostituir. Ao longo de muito tempo e enrolando o garoto Irmão Luke passa a usalo para ganhar dinheiro com clientes de beira de estradas. Mas mesmo assim Jude ainda confia no irmão Luke como um pai, por o proteger de clientes agressivos e dar lhe de comer, vestir e insentivar ao estudo.
Mas esse sentimento muda quando Irmão Luke demonstrar que não queria uma relação de pai e filho com Jude. E sim amorosa.
Mas logo o destino de Jude muda quando a policia descobre o que irmão Luke fazia. Mas antes de ser preso irmão Luke se mata na frente de Jude. Causando uma divisão de sentimentos de Jude. Por um lado o via como um pai, e por outro o alivio de se ver livre dessa vida. Pelo menos era o que ele achava.
Jude vai parar em um outro orfanato aonde os seus colegas descobrem o que ele fazia antes. E se aproveitam isso de forma violenta e constante.
Jude depois de um tempo consegue fugir do orfanato. E em uma viagem em que também é obrigado a se prostituir para ter dinheiro para comer e se vestir acaba adoecendo e indo parar nas mãos de um médico louco. Que o tranca em um porão e o obriga a que?
Depois demais torturas e humilhação o medico fala que vai liberta-lo pois enjoou do menino.
E o deixa na beira da estrada livre. Mas quando Jude pensa que se livrou do médico ele termina o serviço passando o carro por cima dele e de sua coluna, o deixando com um problema que vai acompanhar ele a vida toda.
Jude no hospital recebe o tratamento apropriado, fisico e psicologico. Vai para a faculdade e encontra três amigos que o fazem ter força de lutar e ser feliz. Mesmo ficando bem longe de relacionamentos amorosos e tendo o habito de se cortar para esquecer as dores do passado. Um de seus professores Harold, passa o admira-lo como verdadeiro pai. E por ter perdido seu filho muito novo, o vê como tal. Jude em um dia recebe a ligação de Harold para um jantar. Ele logo pensa que Harold iria querer algo a mais com ele. Mas Harold e sua esposa oferecem a ele coloca-los como pais em seu registro, mesmo ele já estando com 30 anos.
Tudo vai bem na vida de Jude, até que seus amigos começam a pressiona-lo a ter um relacionamento. E Jude começa um relacionamento com um rapaz, um relacionamento abusivo, aonde Jude ouve do rapaz exatamente o que ele sentia por si mesmo. Despreso e nojo. O rapaz logo começa o agredi-lo de formas terriveis. Finalizando tudo em uma tentativa de assinato o jogando do terceiro andar de seu predio.
Jude sobrevive mais uma vez.
Mas não era muito bem o que Jude queria. Ele começa a ter crises graves de depressão e chega a tentar o suicidio.
Até que um dos seus três amigos, Willem, finalmente se declara pra Jude. Esse relacionamento o faz ter força pra recomeçar a sua vida. Mas a doença em sua coluna, devido ao acidente, o faz parecer menos inferior diante do relacionamento com Willem, que é um ator de cinema no alge de sua fama.
O problemas de saúde se agravam, até que Jude tem que amputar as pernas. A depressão é grande diante de tantas dificuldade e inferioridade. Nem a relação intima Jude não consegue ter. Mas Willem com seu positivismo e carinho consegue fazer Jude ver que a vida pode ser bonita.
Até que um acidente de carro destrói as únicas esperança de Jude de ser feliz. Willem morre o deixando em um luto terrível. Que ia se arrastar até por um longo tempo, até ele pensar que não teve mais saída.
Mesmo com Harold e vários de seus amigos lutando pra ajuda-lo Jude põem fim a sua vida e ao seu sofrimento.
Eu consegui entender esse livro. Ele quis demonstrar que qualquer problema que tivermos, sempre terá alguém que sofre mais que você. Então dá para lutar, pra passar por mais esse obstáculo, dá para vencer.

A descrição da história não é fácil de se ler, imagine ler cada uma das 783 páginas. Mas foi pra mim extremamente necessário. Mostrou um lado da vida que muitos não conhecem. A depressão, o suicídio, o medo de perder alguém, o sofrimento extremo. Somos protegidos disso tudo por um mundo de carinho e amor. Mas e os que não são? E essas pessoinhas que estão ai jogadas nesse mundo, e que não tem ninguém pra protegelos e amalos?


Nota 10 Favoritado - Melhor do ano de 2021


Comentários