Lasher - Anne Rice



Lasher é um ser que nasceu já grande do utero de sua mãe, a rainha Ana Bolena, que era uma bruxa.
Lashe nasceu sendo um ser lendario que nascia de cem em cem anos. Eles já nasciam adultos e copulavam rapidamente, para gerarem uma sociedade unica e poderosa que poderia destruir a toda humanidade se não fosse os elementares. Seres que sequestravam esses seres ao nascer e os sacrificavam antes deles terem noção do que eram e o que poderiam fazer. 

Mas o pai de Lasher, amante de Ana, o salvou antes que isso pudesse acontecer.
Mas seu avô paterno, descobrindo o que ele era, ameaça mata-lo, e ele é levado pelo pai a vida religiosa
Ele foi levado para ser um religioso, nunca ser descoberto, e não ter contato com mulher nenhuma.
Lasher se dedica a vida religiosa e luta para parecer o máximo humano possivel e nunca descobrirem o que ele era.
Mas sua bondade excessiva, e a dedicação para ser como São Francisco de Assis faz com que ele seja adorado como um santo.

Mas quando seu avô paterno morre, o pai pode traze-lo para o reino deles. Ele aceita sair da vida de Franciscano só para ser padre no reino.

Porém, no meio de sua primeira missa, o elementares o descobrem. Fazem ter relação com uma mulher no meio da missa, na frente de todos, e gerar filhos no mesmo instante. Eles são todos sacrificados em um ritual horrivel. 

Lasher como espirito agora é chamado por Suzanna, bruxa, e primera geração da familia Mayfair. Em um ritual, Suzanna faz Lasher servir sua família com seus poderes espirituais por gerações. E Lasher manipulando elas para gerar uma bruxa tão forte que possa traze-lo a vida novamente, fazendo com que parentes proximos gerem filhos.

Porém um dos decendentes que tem o poder é um bruxo homem, e não mulher. Julius é um bruxo forte, que inicialmente é seduzido pelo espirito Lasher de forma sexual e com seus poderes também, e tendo relações incestuosas com suas filhas e netas. Quando ele percebe que o espirito que os manipulava e não ao contrario, ele vai investigar a história de Lasher e descobre como o monstro pode ser perigoso.

Gerações após Rowan tem como filho Lasher trazendo a carne novamente, já adulto e não um bebê. Ela para protege-lo de seu marido Michael, que sabendo que ele é o espirito que aterrorizou a familia por séculos, e tão terrivel que ele é, tenta mata-lo assim que nasce. Rowan, como ciêntista e seduzida pelos avanços tecnologicos que isso traria, foge com Lasher. Mas logo ela percebe o erro que teve, ao se ver seduzida em uma relação intima e abusadora, pelo seu filho Lasher. Ela a manipula, a estrupa, e a agredi, e fugindo da família que a procurava para salva-la do monstro. Rowan passa a ter filhos de Lasher, mas que são abortados, por não nascerem sadios. Até que uma das gestações parece que iria se salvar. E Rowan decide fugir. 

Lasher não tendo noção que a gravidez de Rowan deu certo, passa atacar outras bruxas da família Mayfair tentando ter a filha tão desejada, para dar origem a sociedade que iria destruir a humanidade. Mas o aborto mata várias de suas vitimas, pois elas são mais fracas que Rowan.

Rowan consegue fugir gravida de Lasher. Mas no meio do caminho tem a filha. Ela já nasce adulta. E acreditando que a mãe morreu foge do pai a procura de Michael.
Pessoas acham Rowan em coma e a levam para Michael. 

As bruxas Mayfair se unem na mansão para se protegerem, e velarem Rowan, que está praticamente morta e desenganada dos médicos. Michael cuida de Rowan, e recebe a visita do espirito de Julius, que lhe conta o que descobriu de Lasher e o prepara para enfrenta-lo. 

Lasher aparece na mansão para o grande embate contra Michael, seu pai novamente.
Ele tenta o seduzi-lo, sua maior arma, para vencer. 
Só que ele tenta seduzi-lo com sua história, para o pai ter dó dele. 
Porém mesmo, com o pessoal da Telamasca, um organização que investiga coisas sobrenaturais que acontecem no mundo e que estava acompanhando a história das Mayfair a gerações, que tentaram impedi-lo por se verem seduzidos por tal história, Miachel, aconselhado por Julius, mata Lasher a sangue aparentemente frio.

Só que quando chega no quarto de Rowan, ela esta sendo amamentada por sua filha, e sendo curada, já que o leite materno das mãos dos Toltos, são de propriedades curativas. Só que Rowan, após se curar,  mata a propria filha, para ela não dar geração a outros Taltos, que iriam destruir a humanidade.

Que livro de literalmente, em alguns momentos de tirar o folego. 
Que livro, que me deu nojo, raiva, e repulsa, e ao mesmo tempo não me deixar parar de ler.
Eu quero falar de tantos pontos nesse livro, mas que daria um outro livro. 
Anne Rice destroça qualquer vunerabilidade nossa em termos de limites aceitaveis para a gente aceitar a ler um livro, trazendo um roteiro que nos aprisiona de tal forma, que nos torna quase uma obrigação ver as cenas tão despresiveis, e inacesseitaveis, e continuar vendo.

A mensagem final da história torna realmente aceitavei as cenas tão dificeis, por ser uma obrigação para a trama. Mas não é fácil.
O livro não é fácil pelos inumeros personagens também. Mas cada personagem, de cada geração, cada mulher dessa família são cativantes. Anne Rice, consegue escrever mil personagens, mas mil personagens que nos faz aprofundar e querer saber de suas vidas, suas histórias, seus sonhos, seus defeitos.

Rowan de uma bruxa poderosa do primeiro livro, se torna uma fragil mulher lutando para sobreviver nesse segundo livro. Ela sendo seduzida por Lasher, e como Anne nos trás nela, como uma mulher é seduzida por um amor toxico e terrivel. Anne consegue se tornar erotico cenas que iriam ser abominaveis. Porém sendo a visão de Rowan e como isso se torna aceitavel pra ela e por consequencia pra gente, e levando para nosso mundo real isso vira aceitavel para varias mulheres vitimas do mesmo, lógico chegando até o limite que fez com que Rowan fugir.
Foi chocante vê-la presa na cama, sem ter direito a nem fazer suas necessidades basicas, lutando pela sobrevivencia, e para gerar a filha. Me trouxe uma especie de choque que não sentia a muito tempo.
A cena final dela matando Emaleth foi algo que passou dos limites do choque pra mim. Foi algo que não esperava mesmo.

Ver a história de Julius contada foi algo indescritivel. Seu personagem aparece desde o inicio dos livros das Cronicas Vampirescas, e vem andando paralelo com toda a obra de Anne Rice. Ele sendo um homem podereso em meio a mulheres poderosas, abusivas, com temperamentos fortes, é algo que seria inspirador, se ele não usasse de metodos tão pervesos.
O abuso com suas filhas e netas/filhas de forma ditas consensual foi algo perturbador. A cena muito visivel, que Anne Rice nos faz ver dele, com quase 90 anos tendo relação com sua neta/filha de apenas 13 foi algo que me deu realmente vontade de vomitar. Mas Anne Rice, coloca essa cena como uma obrigação a gente ler, para dar continuidade a história. Então, simplificando, foi um paradoxo de sentimentos para mim ler a história de Julius. 

E a história de Lasher começando com sua frase:

"Não sabe como estou ansioso por lhe contar a verdade. Eu o desafio a ouvir tudo o que tenho a dizer e não me perdoar"

Sério, eu quase lhe perdoei. Mas Michael nos lembrou porque não perdoa-lo. 

Torturou, estrupou  Rowan. 
Estrupou e gerou em varias bruxas Mayfair filhos, que ele sabia que poderiam mata-las.
Fora quando era espirito, ter influenciado diretamente, varios abusos e incestos entre os Mayfair.
A loucura da mãe de Rowan.
A tia de Rowan ter enlouquecido e matado a avó de Rowan também pode colocar na conta de Lasher.

Resumindo, o Lasher em poucas páginas, nos faz esquecer de inumeras coisas que ele fez. Ele nos manipula, como manipulou todas as bruxas. Anne Rice, faz Lasher usar seu maior e verdadeiro poder em nós leitores. A sedução.
Em sua história ele nos seduz com sua inocencia quase infantil em meio a sua aparencia atraente, sua história triste, seu martir. 

Eu o perdoaria e o deixaria viver, para gerar sua sociedade e acabar com a humanidade.

Mas Michael o destroi. E Rowan sacrifica sua filhinha, aparentemente, inocente também para a sobrevivencia de toda a humanidade.
Mas deixa o misterio no ar. Como a filhinha de Rowan teve leite materno para cura-la? 

Acho que por isso temos o terceiro livro. Toltos. E que será que vou imendar? Claro ou Com Certeza?

Nota 10 Favoritado







Comentários