Harry Potter e a Câmera Secreta de J.K. Rowling

O segundo livro da série Harry Potter escrita por J.K. Rowling começa a nos trazer um pouquinho da sombra que será a série ao longo da história. Quero dizer que não será uma história infantil como aparentava no primeiro livro. 

A sombra de Voldemort está mais viva do que nunca e no primeiro livro Harry apenas atrasou o que viria a ser os desfechos nos próximos livros. 

Trazendo nas primeiras cenas fortes cenas de abusos e violências até criminosas dos tios de Harry após seu retorno do primeiro ano da escola, J.K. tratou de forma lúdica e até normalizando maus tratos extremos fazendo de conta que são caricaturas, sendo que se encararmos de forma clara, vemos um transtorno de Harry não enxergando que os abusos de seus tios são inaceitaveis, por mais que eles deêm abrigo para eles. Porém um abrigo cheio de violencias fisicas e emocionais inaceitaveis diante de uma criança. 

Dobby é uma metafora muito clara desse abuso parental existente. Sendo um servo que por um preço de uma meia é salvo de tanta maldade. As vezes pessoas que vivem sofrendo isso, por coisas simples se despertam e saem desse mundo de escravidão. 

Dobby aparece a Harry falando que ele não pode voltar a escola, porque um mau terrivel o esperava. 

Vejo nisso também um medo do mundo real. A pessoa saindo dessa prisão que acaba tendo com o seu assediador moral sente o medo de não se ver preparada para o mundo real. Ou no caso de Harry, Hogwarts.

A escola o aguarda com uma cobra assassina chamada Basilisco deixando as crianças da escola paralisadas. O culpado disso tudo é as memorias de Lorde Voldemort deixados em um diário na época que estudou em Hogwarts. 

Lorde Voldemort demonstra com claresa a luta por um sangue puro bruxo na sociedade lembrando Hitler.

O inicio do fim do deslumbramento de Harry nesse mundo mágico, descobrindo que nem tudo é mágica. E sim um mundo perigoso e cheio de traições e injustiças. 

No meio desse mundo vemos o amor da família Weasley. Vemos a flor do amor do primeiro amor surgindo em Gina por Harry.  E vemos amizade linda e fiel de Harry, Rony e Hermione. 

Vejo J. K. Rowling quis trazer isso. Que o mundo é perigoso, ruim e cheio de maldades. Mas se você não viver isso. Vai perder as coisas boas também.

A luta, nas páginas finais de Harry contra Lorde Voldemort foi encrivel. E o jogo psicologico com Lucio Malfoy para libertar Dobby também foi sensacional.

J.K. domonstra muita inteligencia em seus livros, mas demonstra muita tristeza e magoa também. Mostra uma infância desprotegida e procurando esse mundo mágico que vemos em Hogwarts. Acho que por isso que esse livro abraça a tantos. E isso merece os creditos. Harry Potter é um livro incrivel. 


 

Comentários