Harry Potter e o Cálice de Fogo de J.K. Rowling





 O quarto livro da série Harry Potter escrito pela autora J.K. Rowling  que li na editora Rocco com a nova capa contendo  479 páginas. O primeiro livro da série que considero grande. 

Li para o desafio proprio do Geek Freak. Estou fazendo todos desafios que ele lança para o desafios de verão dele.  Esse é o que peguei para o dia. 10/05/2023 - Desafio 3 - Valete de Copas: seja um bom soldado e leia um livro com pelo menos 350 páginas.

Apesar de ser um livro que considero ainda pequeno. É maior que 350 páginas. 

Após finalizar o terceiro livro brilhantemente bem J.K. Rowling com certeza teria uma missão muito difícil de escrever um livro melhor que o último. O prisioneiro de Askaban trouxe um passo a mais na história sombria que iria se tornar o livro a série aparentemente infantil que se deu início em A Pedra Filosofal. 

Agora temos mais realidade, mesmo contendo feitiços meio ridículos, mas parecendo que crescemos junto com Harry em meio a suas aventuras. 

Vemos o mundo Bruxo se abrir mostrando outros escolas e personagens que não tem algo haver com Hogwarts. 

Harry indo para a copa de Quadribol e apresentando jogadores e membros do ministério da magia nos fez ver e entender que a política do mundo Bruxo iria ser bem mais complexa do que imaginávamos. 

Indo para a escola para o torneio tribuxo parecia que iria nos levar novamente para aquele mundinho pequeninho que Rowling nos limitou em meio ao universo que tinha em sua cabeça. Mas a história estava apenas dando o embalo para o que viria. 

Rowling nos mostra nesse Harry Potter a construção de vários outros personagens que iriam dar ótimos livros solos. Nos mostra como foi terrível a história de Neville e de Barto Croush. 

 Enquanto Harry tenta ganhar o torneio de Tribuxos, que é um torneio interescolar entre três grandes colégios do mundo onde os juizes que são os professores criam desafios que iriam exigir a sabedoria de magia muitas coisas acontecem paralelamente. 

O nome do Harry vai parar entre os candidatos misteriosamente, já que a pessoa tinha que se escrever e só poderia ser maior de idade.

Harry suspeita ser alguém que colocou o nome dele lá para correr risco de ser morto para o Lorde Voldemort. 

Mas eles não contavam que era mais uma vez o novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas que estava tentando mata-lo mais uma vez. 

Dessa vez era o filho de Barto Croush, que era comensal da morte, seguidor de Voldemort, que disfarçado do novo professor, enganou a todos e transformou o troféu do torneio, o Cálice de Fogo, em um portal que levaria Harry até o Lorde Voldemort em pessoa. 

Lá Harry acaba levando junto um coleguinha que morre, mas ele se salva. 

Mas Lorde Voldemort volta com força total. 

Os comensais da morte se reorganizaram e o bicho vai pegar. 

Paralela a essa história temos Hermione, como sempre, temos que destaca-la. Vendo como é maltratado os Elfos Domésticos, que são seres que servem seus amos bruxos com toda submissão do mundo, Hermione decide fazer um protesto para ter visibilidade tanta maldade. 

Hermione sempre parece se destacar diante de visões complicadas que Rowling mostra em como é um ambiente escolar normal, em relação a falta de atitudes contra o bullyng, desrespeito e a ierarquia necessária de professor e aluno, coisas que na estão ultrapassadas, mas que passamos pano por ser um livro escrito a tanto tempo. Mas que Hermione não parece ser parte desse meio. Parece ser algo a parte. Um personagem não escrito por J.K. 

Talvez ela tenha escrito por ela pensando em uma pessoa específica e só assim vejo a forma dela ser tão real. 

A morte de Cedrico trouxe para um livro um contraste muito grande com o lúdico que existe. Harry voltar para a casa dos tios e ser maltratado depois disso é algo fora da irrealidade. Mas ao mesmo tempo ironicamente é uma irrealidade que vivemos. 

Vemos tantas coisas ruins no mundo e prefirimos não fazer nada. Queremos ir trabalhar e voltar para casa mesmo com tantos Elfos Domésticos existindo na vida real. Tantos Voldemort's tentando  tomar o poder. Será que J.K. está tão fora da realidade assim mesmo?

Nota 10 ❤️


Comentários

Postar um comentário