Harry Potter e Pedra Filosofal de J.K. Rowling


Harry Potter e pedra filosofal é o primeiro livro da série Harry Potter escrito pela autora J. K. Rowling. 

Série de livros que me trouxe para o mundo da literatura e que trouxe várias outros leitores vorazes, que é como gosto de chamar qualquer leitor que gostam de ler além dos limites exigidos pela sociedade e julgados de forma sã. 

Atualmente a série Harry Potter e seus fãs  vem sendo altamente prejudicados pelos polêmicos pontos de vista e divulgações da opinião da autora transfobicos.

Apesar de brincar muito sobre a minha rejeição a opinião da autora e até me referir a autora verdadeira da série ser a personagem fictícia do livro Hermione Granger, vejo que é inegável a qualidade de escrita da autora e como ela conseguiu acolher com sua escrita qualquer pessoa que já sofreu na vida. O mundo de Harry Potter reproduz isso a todo instante. Acolhimento. 

Nos vemos em mundo mágico aonde tudo pode acontecer. Aonde somos heróis. Mesmo depois de termos sofrido com nossos vilões próprios, pais, professores, o outros que são espelhados nos tios malvados de Harry. 

Então como não ler essa obra, que pra mim se torna um ser a parte de seu criador após ser publicado. Acho que seria como julgar um filhos  pelas atitudes erradas de um pai. 

Lógico que damos dinheiro para autora comprando seus livros. Mas para me perdoar eu comprei livros usados. 

Mas apesar de Harry Potter ter me introduzido no mundo da leitura quando fiquei apaixonado por aquele livro que nosso amigo, Lucas, de infância ganhou em seu aniversário e iria ler uma página por dia, eu nunca o tinha lido por inteiro. 

Vi os filmes, e li alguns livros pra frente. Mas nunca comecei do começo ao fim e pretendo ler todos. 

O primeiro livro conta a história de Harry Potter que vai morar com os tios após os pais serem mortos por um bruxo poderoso e malvado. Ele tinha sobrevivido apenas com uma marca na testa.

Mas os tios, ressentidos, o tratava mau e nunca contam pra ele que ele é bruxo até Hagrid, amigo dos seus pais, falar que ele entrou para melhor escola de magia do mundo. 

Harry sai da vida sofrida com seus tios para uma escola cheia de magia e amigos. 

Lá ele descobre que o bruxo que matou seus pais e desapareceu desde então estava tentando voltar a obter um corpo para voltar a vida com ajuda da tal pedra filosofal. 

Só que Harry e seus amigos o impedem. Por enquanto. 

Eu já sei a maior parte da história, se não tudo. Mas é muito perfeito ler tudo isso e imaginar do meu jeito. 

A autora escreve tudo de uma forma lúdica porém inteligente, exigindo nosso raciocínio e intelectualidade para desvendar os mistérios antes da hora. 

Acho que sabendo do final, é muito louco, ver os sinais dados para desconfiamos do desfecho. 

Como no final do livro quando Hermione fala que Dumbledore seria horrível se permitisse que Harry enfrentasse o terrível Voldemort sozinho. Harry depois passa pano, falando que Harry tinha o direito de enfrenta-lo e que Dumbledore reconhecia isso. Mas cara, ele tem onze anos. Que professor em sã consciência deixaria uma criança de onze anos enfrentar um monstro. 


Mas tirando o fato de Dumbledore ser um tremendo FDP ele fala coisas lindas como:

"Sua mãe morreu para salvar você. Se existe uma coisa que Voldemort não consegue compreender é o amor. Ele não entende que um amor forte como o de sua mãe por você deixa marca própria. Não é uma cicatriz, não é um sinal visível... Ter sido amado tão profundamente, mesmo que a pessoa que nos amou já tenha morrido, nos confere uma proteção eterna. Está entranhada em nossa pele. Por isso Quirrel, cheio de ódio, avareza e ambição, compartido a alma com Voldemort, não podia toca-lo. Era uma agonia tocar uma pessoa marcada por algo tão bom."

Fico pensando em como essas marcas são deixadas na pessoa. É como uma magia mesmo. Por mais que soframos no futuro jamais deixamos de acreditar nessa magia que é o amor. Que é possível. Se sentir amado, amar assim, no caso os meus filhos. 

Acho que primeiro livro é muito isso. É a magia de entrar nesse mundo. É a magia de estar em um lugar em que por mais que não conseguimos controlar a magia. Ela existe e está lá. E isso é o amor. 


Nota 10 ❤️


 

Comentários

  1. "Mas tirando o fato de Dumbledore ser um tremendo FDP ele fala coisas lindas como:" A maioria dos FDP sabe falar coisas lindas

    ResponderExcluir

Postar um comentário