Downton Abbey é uma série britânica produzida de 2011 a 2015 que conta a vida da família do conde da região de Yorkshire e que luta em meio as várias mudanças da geração de tempo para manter os padrões de nobreza.
Nessa última temporada temos o embate das duas filhas do conde.
Ambas perderam seus amores e tentam reconstruir a vida com outros homens.
Lady Mary, viuva e herdeira do nome, luta contra seu preconceito social se apaixonando por um homem de nível social mais baixo que o seu. E vê para seu pesadelo sua irmã Edith se casando com um Marques. Para estragar a felicidade da irmã, conta para o marques que a irmã tem uma filha escondida como adotiva da família, fruto de uma relação dela com um noivo que morreu.
No fim Lady Mary percebe como estava sendo perversa, aceita seu noivo humilde e ajuda a irmã a reconquistar a confiança do marques.
Ambas se casam e são felizes para sempre.
Com a trama passando também passando pelos empregados da mansão a série mostra Bates e Anne que lutam para terem um filho, depois de passarem ambos por casos de acusação infundadas de assassinato.
Thomas Barrow que pra se esconder do mundo que é gay acaba sendo mau com vários personagens, acabando ficando sozinho. sem amigos e sendo demitido da mansão não vê outro jeito se não dar um fim na própria vida. Mas ele é salvo pelos colegas e isso o faz rever sua postura e se tornar um novo homem.
Em meio a uma trama que aparentemente é lenta mas trazendo histórias incríveis que nos faz ficar vidrados em cada tilintar de taças e dedos empinados Downton Abbey nos trás uma série que nos faz ver como a mistura de classes sociais pode ser complicada e cheia de miussas que dá uma ótima trama.
A relação de patrão e empregado também foi mostrado exagerando um pouco da submissão e puxa saquismo que chegava a irritar em alguns pontos. Mas trazendo uma importância grande em como patrão deve encarar a pessoa contratada. Muitas vezes uma utopia, mas que deveria ser escancarada para essa classe mais alta para mostrar como deveriam tratar seus funcionários.
A cena final de Anne tendo seu bebê no quarte de Lady Mary foi uma nítida forma de resumir bem o que queriam mostrar nessa série.
A personagem de Maggie Smith, a condessa viúva é alguém que queria que tivesse em toda série que assistia, se não aqui do meu lado, no sofá assistindo todas as séries e fazendo seus comentários irônicos e.mordazes. Guardarei na minha cabeça para sempre pensando o que Violett falaria agora.
Está no Guinness Book como a série britânica mais bem aclamada pela critica e mais assistido tendo como público até mesmo a família real britânica.
O figurino da série são peças reais da época e que por seu valor histórico não podia ser lavado ou passado, causando problema de higiene aos atores, que reclamavam do mau cheiro na hora das cenas.
A mansão usada na série realmente foi usada como hospital aos soldados na primeira guerra mundial como aconteceu na série. A mansão também é aberta para visitação em Yorkshire como é mostrado na última temporada.
Uma série difícil de se começar a assistir. Mas que me prendeu e me rendeu boas risadas, raiva de Lady Mary, lágrimas de Lady Edith e que valeu a pena.
Espero achar o filme que fizeram para concluir a serie.
Nota 8.9
Comentários
Postar um comentário