Amor, Sublime amor


 Uma adaptação de Romeu e Julieta no mundo das gangues de Nova York de moradores da região chamados Jets e  Porto Riquenhos imigrantes. 

No meio dessa briga de guangues a irmã do líder da guangue de Porto Riquenhos, Maria se apaixona pelo integrante da guangue dos Jets Tony. 
 
Só que por esse envolvimento a briga dessa guangue entra em seu alge e marcam um encontro pra terem um enfrentamento conclusivo. 

Só que no meio da briga o líder dos Jets acaba morto pelo irmão de Maria. E o Tony com raiva mata o irmão de Maria. 

Maria e Tony planejam fugir para viver esse amor. Mas Anita com raiva da briga das guangues mente a Tony, antes do encontro, que Maria foi morta por um ex-namorado enciumado por ela estar querendo Tony. 

Tony vai bater de frente com o tal ex-namorado para ser morto também. Maria aparece na hora. Mas o ex-namorado acaba fazendo o que Tony queria e mata-o. 

A morte de Tony e um belo discurso de Maria faz a guangue repensar em toda essa briga. 

Dirigido por Steven Spielberg, sendo uma adaptação de Romeu e Julieta e um remake de 1962.

A atriz que faz Valentina, Rita Moreno fez o papel da Anita na primeira versão. 

O diretor Steven Spielberg pediu pra que todos atores que interpretado Porto Riquenhos fossem realmente Porto Riquenhos e exigiu que não fosse legendado os diálogos em espanhol para homenagea-los.

O pai de Spielberg morreu durante as filmagens. 

E as gravações do filme tiveram que serem paralisadas por causa da pandemia. O que apesar de várias indicações para premiações, não pagou o investimento do filme. 

Na tradicional história de Romeu e Julieta, eu julgo que não eram amantes de verdades. Romeu baseou seu amor por Julieta em uma obsessão pura por causar problemas e Julieta se iludiu por tanta falsa demonstração de afeto. Romeu tinha dezessete anos e Julieta treze. Não da pra hoje em dia romancearmos isso. 

Porém na adaptação de Amor, Sublime amor vemos os atores Ansel Elgort, Tony, nosso eterno A culpa é das Estrelas e Rachel Zegles, Maria, nossa próxima Branca de Neve transbordando amor. 

Tá, no filme, é o famoso amor a primeira vista. Mas os atores conseguiram passar isso pra gente em seu dueto na também famosa cena da varanda da janela. 

As músicas, não vou mentir, gostei de apenas duas, sendo que me entusiasmava mais pela coreografia. 

A morte do líder dos Jets e do irmão de Maria me surpreendeu muitíssimo, por mais que soubesse o enredo de Romeu e Julieta. 

Foi emocionante Maria perdoando Tony após ele ter matado o próprio irmão. Meio mórbido, se você pensar bem, nela tendo uma noite de amor com assassino do irmão, após o ocorrido. Eu nem julgo Anita por ter inventado a morte dela para Tony por causa disso. 


O final me decepcionou um pouco. Esperava sim Maria dando um tiro em si mesma na frente de toda guangue. Será que não tem uma versão assim ? Valéria uma nota maior. 

Nota 7.1



Comentários