Breaking Bad - O Livro Oficial - David Thomson por Rafael Ganemi

 



Bem, antes de partir para a resenha em si, queria dar uma pequena contextualizada. Na maioria das vezes que uma série possui um livro, o livro costuma vir antes, e um costuma basear o enredo no outro. Mas no caso de Breaking Bad, não foi assim. O livro de Breaking Bad não é um livro de enredo, e nem veio antes da série. Na verdade, ele é um complemento da série, mas não no sentido de contar uma história, e sim no de nos dar detalhes, comentários, entrevistas e afins sobre a obra. dito isso, continuemos.


Em 2008, através da produção da AMC e a colaboração da Sony Pictures Television, Vince Gilligan conseguiu tirar do papel o seu projeto e lançar a série Breakig Bad. Vencedora de muitos prêmios e fechada com 5 temporadas e 62 episódios, Breaking Bad nos conta a história de Walter White, um professor de química do ensino médio que é um excelente cristalógrafo e já ganhou até mesmo um nobel de química no passado, mas que já não vie uma vida de alegria.Um dia, Walter descobre um câncer inoperável de pulmão e a contagem regressiva começa, dentro de no máximo 2 anos, estará morto.





Para deixar dinheiro para sua família ao morrer, - já que Walt passa apertos financeiros - começa a usar da sua vasta sabedoria química para produzir Metanfetamina. Se tornando Heisenberg, cozinheiro de cristal que produz uma droga quimicamente pura, com 99,1% pureza, ao lado de Jesse Pinkman, um ex aluno que se torna seu parceiro.






Esse livro foi escrito pela Darkside books e conta vários detalhes sobre a série, desde como foi produzida, vários detalhes de bastidores, entrevistas com seus criadores e detalhes técnicos envolvendo cores, emoções, a mente e a complexidade dos persnagens. Um prato cheio para quem é fã da obra, vem com um acabamento muito bonito em capa dura e um marcador de página de nota de 1 dólar muito bonita. A série é minha favorita até a data da escrita desse texto, e gostei muito de mergulhar no livro.


Aqui podemos conhecer um pouco mais sobre o que se passou na mente dos criadores da série quando estavam em processo criativo, como planejaram alguns detalhes antes de sair do papel, a teoria das cores por trás das vestes dos personagens conforme evoluem na trama, as artes de divulgação da época que as temporadas eram planejadas, a forma como cada título de cada episódio foi formulado (e cada um tem um significado único), e muito mais. Quase tudo na série gira em torno das escolhas de Walt como Heisenberg, e o livro é um complemento excelente para essa obra como um todo.





Minha recomendação com certeza é que se veja a série antes, afinal, o livro não serve como contextualizador prévio para a obra. Mas após assistir as 5 temporadas, vale a pena conhecer o livro oficial de Breaking Bad. Futuramente, pretendo trazer uma resenha da série também.


Link para comprar o livro 

Comentários