Espinhos do Tempo - Zíbia Gasparetto pelo espírito Lúcio


 No livro Os Espinhos do Tempo o Espírito Lucius pela medium Zíbia Gasparetto  contar a história de Raul que se apaixona pela esposa de seu irmão e foge com ela abandonando a família e seus filhos. 

Eleonora, esposa de Raul, e seus filhos passam dificuldade. Antonieta, a filha mais velha se entrega a prostituição, e a tentar destruir famílias. Inclusive de Otaviano, que após ser seu amante, para não ser descoberto a mata. 

Ulisses passa a vida a procurar a esposa e o irmão traíra. Mas só depois da morte que todos se encontram. 

Para terem um aprendizado maior diante da vida desregrada que tiveram Isabel, esposa de Ulisses viria agora como Maria José, novamente como esposa de Ulisses, agora Demerval. Ela receberia como filhos os outros filhos de Raul e lutaria agora pra se dedicar ao casamento, mesmo Demerval ser um homem difícil. 

Raul viria como Menelau e casado com Antonieta, sua filha desvairada, agora Maria Antônia, uma mulher fútil, egoista e que o trairia. 

Demerval seguindo uma disciplina rígida em casa deixa o casamento com Maria José intolerável atraindo espíritos ruins para sua casa e família. Demerval adoece. Para ajudar na fazenda Maria José só vê como alternativa chamar Menelau, irmão afastado de seu marido. Mas ao conhecê-lo, Maria José se apaixona. Mas ele mesmo casado com uma mulher intratável luta para ser fiel.

Porém enquanto vão descobrindo que a doença de Demerval é de cunho espiritual e descobrindo os desígnios de Deus na vida deles acabam dando vasão a amor de outras vidas, trazendo arrependimento e um filho fruto de uma noite de amor. 

Com ajuda de um amigo de Menelau, livram a casa dos espíritos ruins e curando Demerval e trazendo a necessidade de cumprirem a missão com seus cônjuges nessa vida Maria José e Menelau são obrigados a se afastarem. 

Maria José se impõem mais ao marido exigindo suas vontades porém respeitando e amando o marido por mais que sua personalidade forte e exigências as vezes intoleráveis dificultasse a vida deles, sua evolução espiritual e o bom funcionamento da fazendo diante de uma época difícil que era a pós libertação da escravidão. 

Enquanto Menelau, sabendo de sua vida passada e de sua missão com Maria Antônia, graças ao seu grande desenvolvimento espiritual, tem que lidar com as vontades egoístas da esposa em meio a sociedade aristocrática fútil e libertinagem que tentava esconder em meio a maledicência dos ditos amigos. 

Menelau tendo que lidar com a queda da monarquia e sendo até preso como espião, só atrapalha sua missão. 

E quando finalmente consegue escapar da prisão vê com a esposa apaixonada, desiludida e grávida de outro homem. 

Mas a vontade de vencer a prova dessa encarnação é mais forte que o ego. E Menelau aceita cuidar da esposa e do filho bastardo. 

Mas a garras das lembranças da vida passada no subconsciente de Maria Antônia é mais forte e ela continua na vida desvairada mesmo com a responsabilidade de um filho pra criar e vendo o marido cuidadoso que tinha. A vida lhe trás uma doença terrível que a leva a saúde e finalmente trás a consciência do mau que fazia a si.

Demerval também não parecia aprender nada com os aprendizados dessa vida. Ver os negros saindo da escravidão e tendo que pagar para eles faz o egoísmo de Demerval levar a fúria um dos seus, agora, funcionário fazendo com que as vias de fato o levasse a vida. 

Maria José e Menelau depois de anos e tendo cumprido a missão com seus cônjuges finalmente podem se entregarem ao amor ao lado dos filhos. 

Mais um livro lindo de Zíbia que chegou no momento certo. 

Me emocionou em muitos momentos e trazendo uma novela ótima, cheia de personagens cheios de camadas que vão se esmiuçando durante uma história envolvente e cheia de dezenlasses surpreendente se passando em um período da história que gosto muito. 

Gostaria sim me aprofundar na história de cada personagem que me cativou muito, porém o livro seria enorme se isso acontecesse. 

Demerval foi um vilão muito irritante, no bom sentido. Apesar de ser o ensinamento principal do livro a valorização do laços do casamento, também era irritante a necessidade dos protagonistas em ficar com os cônjuges tão difíceis. Mas passa a ser bom quando finalmente vemos Maria Antônia e Demerval mudar suas personalidades diante da insistência dos protagonistas em seguirem o caminho de Deus. 

A cena da prisão de Menelau é angustiante.

O final é emocionante e ver os filhos deles crescidos e finalmente o casal feliz. 

Nota: 6.1

Para comprar o livro na Amazon clique aqui

Comentários