Por lugares incríveis - Jennifer Niven

 


Finch é um garoto bipolar que tem tendências suicidas que encontra Violet quando estavam no parapeito do prédio da escola. 

Violet não tem tendências suicidas mas está muito triste porque a irmã mais velha morreu em um acidente de carro que ela estava e ela se sentindo culpada por ter sobrevivido ao acidente. 

Ele a convence a se afastar da beirada do prédio. Mas todos da escola acreditam que ela o salvou de se suicidar já que ele é conhecido por essas tentativas, mas ninguém o leva a sério e o veem como louco. 

Finch se apaixona por Violet e faz ela ver em meio a um trabalho em grupo a alegria de viver novamente. 

Mas a bipolaridade de Finch é muito grande, só que ninguém percebe e o livro finaliza com ele se matando. 

Acho que não sou altamente confiável para dar opinião sobre esse livro agora. Estou no calor da finalização do livro. Já chorei horrores. Acho que nunca chorei tanto em um livro como esse, que realmente não é apelativo e sim o tema e a história te força a ter esses sentimentos. 

É um livro perigoso por que cavulca na ferida realmente e mostra como sentimentos que você jurava que estavam curados estão infeccionados e putrefando sua carne. 

Esse livro te bate de cara com a real, com o seu problema e te mostra que você está precisando de ajuda. 

Finch morreu por causa disso. 

E cara, ele era uma pessoa tão legal. Personagem, quero dizer... E juro, cada vez que passa essa frase na minha cabeça desce lágrima dos meus olhos. Não por causa de Finch, ele é uma personagem de um livro, ele não existe.

Mas existem tantos Finchs por aí que se matam. 
Que se não se matam de verdade se matam espiritualmente para esse mundo sujo e cheio de pessoas ruins. 

Eu sou um Finch. Me reconheço como um e ainda estou tentando sobreviver nesse mundo de merda. Tentando ser o Finch. 

Reconheci,  de verdade, que preciso fazer terapia. Todos precisamos. Precisamos analisar o que nos machuca. Precisamos extrair esse pus que escondemos no está tudo bem. Quando não está. 

Precisamos falar. 

E precisamos viver esses lugares incríveis. Lugares que realmente nos sentimos bem. 
Lugares que não estamos por conveniência. Que não estamos apenas para nós mantermos ocupados. 

Acho que Finch e Violet mostrou nos lugares dos trabalhos isso. Lugares simples e que fazem a diferença. 

Quero lutar para estar nesses lugares mais. Como meus Fichs e Violets. Pessoas que realmente importam. 

Esse livro é mais do que um livro é uma terapia. Um acorda. 

Para também prestarmos mais atenção a nossa volta também. 
A perguntar mais "Como você está?" 
Hoje a pessoa pode falar "Tudo bem." Mas em algum momento a pessoa vai falar " Não estou bem. Ainda bem que você perguntou."

Meu coração corta cada vez que penso na mãe de Finch. 
Pra ela, ela estava dando o melhor. Pra ela aquilo era tudo. E aquele tudo não era o bastante. Ela deveria ter prestado mais atenção. Devia ter olhado mais para o filho naquela mesa, na hora da jantar. Será que estou olhando para os meus filhos o bastante na hora da jantar? Vou olhar mais. 

Achei perigosos alguns dados sobre suicídio que é mencionado no livro. Ideias que podem ser seguidas. 
Mas que é de importância grande ser mencionado. Por que esses dados é algo que deve ser preocupado pelos pais e familiares. 

Achei que Violet foi salva, mas faltou dela atitude para salvar também. Mas as vezes é esse sentimento que o livro queria passar. De não ter sido o bastante o que ela fez. Porque deve ser esse sentimento que fica de alguém que fica.

É livro incrível. Que muda a vida da gente. Nunca vou esquecer. 

Nota 10 ❤️


Comentários