Wandinha


 Wandinha é uma jovem que vai par aum internato para crianças sobrenaturais após ser expulsa de mais um colégio tradicional. 

Nesse colégio ela descobre que um antigo morador assombra o colégio querendo vingança contra as pessoas sobrenaturais que moram no lugar.

Para isso sua descendente disfarçada de professora faz um dos jovens da cidade virar um Hider. Um monstro que controlado por um ser, começa a atacar as pessoas que o controlador disser. 

Logo Wandinha investigando, descobre que Hider é o garoto que ela gostava e com ajuda de seus amigos tenta evitar que a professora ressuscite o seu ancestral para a se vingar dos seres sobrenaturais do colégio. 

Mas quando ele é ressitado Wandinha e seus amigos dão um fim a ele e a professora malvada.

Wandinha durante a série aprende o valor da amizade e demonstrar os sentimentos é importante. Aprende mas decide ignorar. 


Dirigido por Tim Burton. Ele um cineastra que foi demitido da Disney por produzir trabalhos macabros demais. 

O personagem criado em 1932 por Charles Adams para uma tirinha de jornal. 
O Cartunistas que começou trabalhando para a jornais retocando fotos de cadáveres que apareciam na notícias, mas que inventou a tirinha em hq da família com o mesmo nome da sua. 
Seu terceiro casamento foi em um cemitério de animais. E quando morreu foi enterrado em um cemitério de animais no quintal de sua casa. 

A série derivada da tirinha foi produzida em 1963 e trazia a família com mais detalhes.  Porem mostrando eles como uma família excêntrica que gosta de coisas mórbidas. 

Na série animada que apareceu primeiro em 1973 no desenho do Scooby Doo passou a ter sua própria série. 

No filme produzido em 1991, a atriz que dava vida a Wandinha era Christina Ricce, atriz que dá vida a professora de botânica em Nunca Mais. 

O cenário de Wandinha, a cidade de Jericoh e a escola nunca mais é o mesmo cenário da série Gilmore Girl e Diário do Vampiro. 

O nome Wandinha nas versões em inglês é Quarta Feira. Na série, a mãe de Wandinha, Mortiça, conta o porque, se inspirando em uma cantiga 


Monday’s child is fair of face,
Tuesday’s child is full of grace.
Wednesday’s child is full of woe,
Thursday’s child has far to go.
Friday’s child is loving and giving,
Saturday’s child works hard for a living.
And the child born on the Sabbath day
Is bonny and blithe, good and gay.

Em tradução livre, a canção que inspirou o nome de Wandinha seria:

A criança de segunda-feira tem um rosto justo,
A criança de terça-feira é cheia de graça.
A criança de quarta-feira está cheia de aflição,
A criança de quinta-feira tem um longo caminho pela frente.
A criança de sexta-feira ama e dá,
A criança de sábado trabalha duro para viver.
E a criança nascida no dia de sábado
É bonita e alegre, boa e alegre*.





A escola de Nunca Mais tem o nome inspirado no poema do autor Edgar Allan Poe. Ele é um autor mórbido e que sua vida é cheia de mistério e costumes estranhos. 

A série tem história, fãs e já tinha um destino predestinado de sucesso só por ser a Família Adams. 

Trazer o contrário do que tudo que é certo de uma forma certa já é algo que cativa. Você ver algo lhe dizendo que é normal ser antisocial e não depender dos sentimentos dos outros é algo que cativa psicologicamente a sociedade hoje em dia que vê como desnecessário essa convivência obrigatória e cordialidade que somos obrigados pela sociedade a ter. 

Mas o que Wandinha nos trás é realmente a técnica de psicologia reversa. Nos mostrando que mesmo Wandinha demonstra seus sentimentos por trás daqueles olhos vidrados e postura de esfinge. 

E Jenna Ortega é a deusa da atuação. Não nos trazendo outra opacidade, como uma beleza estonteante, ou apelativo. Simplesmente é ela. Ela e a câmera e ela nos cativando com cenas próprias e únicas demonstrando todas nuances de um personagem que deveria ser literalmente caricato, porque a personagem nasceu de uma caricatura. 

Ela transformou a personagem em algo tão próximo da gente que foi além do infantil, do simples mórbido queno personagem precisava. Nos apaixonamos por ela, porque queremos ser como ela. Atitude sem demonstrar nossas fraquezas. Se Wandinha existir fraquezas.

Achei a estruturação do mistério meio confuso. O resto do elenco pouco aproveitado. Poderia ter usado mais esses personagens mostrando nuances neles também. 

Mas a Emma Meyer, a Enid, também conseguiu o que parecia ser impossível. Ela apareceu em meio a Jenna Ortega. Ela trouxe o oposto de Wandinha, também sem ser caricato. Ela foi fofa e mostrou atuação em meio a cenas que poderiam.ser até irritantes. 
Queremos mais de Enid. E Valéria até uma série própria pra ela. A cena final dela virando um lobisomem e enfrentando o terrível Hider sozinha foi muito bom e merecido para a personagem essa tamanha importância. 

O abraço final.de Enid e Wandinha foi muito fofo. E foi um final perfeito para tamanha amizade. 

Uma série muito perfeita no ponto de morbidez e fofura. 

Faltou um deslasse melhor durante a série. Explicada bem no final. Mas deixou o telespectadores soltos e sem redea de entendimento antes do final. 

Mas uma série que dá para ver com a família toda. 

Nota 7.9





Comentários