O escaravelho de ouro - Edgar Allan Poe

 


O conto O escaravelho de ouro escrito por Edgar Allan Poe em 1846 é uma caçada só tesouro, não é de terror. 

O protagonista é chamado por seu amigo Willian Legrand para olhar um escaravelho de ouro que ele achou enquanto caminhava na praia com seu fiel funcionário Júpiter. 

O protagonista, vê o escaravelho por desenho, já que uma outra pessoa pediu emprestado o bicho ou objeto. Legrand faz o desenho em um papel velho em seu bolso. Que depois Legrand lembra que esse papel estava em volta do escaravelho quando achou, não dando importância nenhuma pra ele. Mas ao analisar o papel melhor porque desenhou a gravura nele percebe coordenadas nele. 

Não falando dessas cordenadas e indo atrás da investigação do tesouro sozinho Júpiter acha que ele está doido. 

E para ajudar na expedição para achar esse tesouro Legrand chama novamente o amigo. 

Acreditando que ele está louco, o mocinho segue cada mando do amigo sem pestanejar,  acreditando que quando ele decepcionasse voltaria a mente sã. 

Só que no fim eles acham o tesouro. 

E Legrand ainda fala que muitas das esquisitisses que aconteceu durante a expedição era para todos acharem que ele ficou louco mesmo. 

O conto foi cumprido. O que gostei. 

Não gostei que o protagonista não tem nome. Mas já é uma marca do autor em todos seus contos. 

A parte da expedição foi muito legal e engraçada. Ver a preocupação de Júpiter com o patrão é tocante. Mas ver como ele é maltratado não é. 

O personagem de Júpiter é tratado com menosprezo tanto pelo patrão quanto pelo autor em sua narrativa. Ele pode criar um personagem que não tem um entendimento fácil. Mas a forma que isso foi relatado no livro foi maldoso. Dislexia faz a pessoa não conhecer direita e esquerda. Pode ser algo da época, mas não tira o fato de  achar triste ler isso. 

A explicação teórica e alguns termos de latitude e longitudo que ocupou páginas também não foi fácil de ler. 

Mas o final com explicação do patrão que brincou durante a expedição diversas vezes com a cabeça do funcionário e do amigo para acharem que ele estava louco, foi muito bom.


Nota 5.5

Comentários