A dádiva do Lobo - Anne Rice


 Reuben vai a uma mansão isolada escrever um artigo para ajudar a sobrinha do falecido dona vender a propriedade. 

Só que Reuben se apaixona pela propriedade a história do tio de Marchante, e pela própria Marchante. 

E decide comprar a propriedade e desvendar os mistérios da história de Felix que desapareceu em uma escursão com cinco amigos e que conheciam uma linguagem estranha que escreviam em diários que estava espalhados por toda a propriedade. 

Durante dois dias Reuben passa amando Marchante e admirando a propriedade e sua história. 

Até que os irmãos de Marchantes que eram bandidos e interessados na herança que Felix deixou para ela a mata e Reuben não é morto, porque uma fera enorme o protege matando os dois irmãos e deixando Reubens apenas com uma mordida por acidente. 

Reubens acorda no hospital se recuperando e seu metabolismo aumentando para ele ficar mais forte e mais saudável mais rápido. E Marchantes, poucas horas antes de ser atacada tinha dado a propriedade para Reubens. 

Mas quando chegava a noite Reubens começa a se tornar a grande fera, só que a fome dessa fera é só da maldade do ser humano. Ele sente o cheiro do mau e mata apenas quem quer fazer mau ao próximo. 

E nisso, tendo o raciocínio de um ser humano, a fome para literalmente devorar pessoas ruins ele se torna um vingador na cidade e um herói. Indo contra a opinião da mídia e das autoridades sua fama em meio aos cidadões é de que o ser conhecido como lobo homem é um super herói. 

E Reuben ainda, em forma de lobisomem conhece Laura, uma naturalista viuva que se encanta pela forma de Reubens como o lobo homem e se apaixonam. 

Ele a leva a sua propriedade e eles vivem a vida deles assim. Defendendo a cidade do crime e vivendo um grande amor naquela bela mansão. 

Mas até que Marrok aparece. Ele é o lobisomem que transformou Reúnem e quer concertar seu erro tendo que mata-lo antes que seu chefe supremo chegue, Felix. 

Só que Reuben logo percebe que tem algo errado nessa história. Marrok era um protetor de Marchet porque puramente era apaixonado por ela e não porque Felix o obrigava. E ele falhou em sua missão após ficar com ciúmes de Marchet e Reuben juntos e que ele ficaria com a mansão. Agora ele queria vingança. 

Reubens enfrenta Marrok e o mata. 

Reubens fica na expectativa de Felix, como chefe dos Lobisomem finalmente aparecer. Até que um dito neto dele aparece querendo apenas os diários que estavam na mansão. 

Só que Reubens descobre na hora ser o próprio Felix disfarçados e que eles vivem eternamente. Felix vive em uma matilha junto dos seus antigos amigos e que Marrok não participava dessa matilha. Felix queria que Reuben e Laura fizessem parte do bando e que fosse acolhidos. 

As coisas complicam um pouco quando em uma noite Reuben tenta defender  um rapaz de ser atacado por homofóbicos e Reubens acaba mordendo ele sem querer também o transformando em lobisomem. 

Reuben tenta ajudar o rapaz, mas um grupo de cientistas russos que estavam vigiando Reubens e agora o novo rapaz atacado, tentam o prende-los e os leva-los a força para um laboratório na Rússia. 

Felix e sua matilha os ajuda e os defende. 

Reubens agora junto com a matilha reunidos morando na mansão agora recebe a informação que o bando vem de séculos passados. 

E agora eles vivem juntos e felizes. 


Anne Rice no livro A dádiva dos Lobos trouxe o melhor de clichês. O clichê de super herói e do lobisomem. E ela soube escrever com tal maestria que é incomparável. 

Ela descreve sentimentos e cenas de um jeito que a gente não vê letras. Entra nesse universo misterioso que Reuben está descobrindo aos poucos. 

A mansão, os livros e diários antigos são descritos de tal jeito que a gente tem que estar lá dentro vendo aqueles objetos, mobilha e floresta. Nada é chato. Tudo é empolgante, mesmo o rotineiro. 

A matilha me lembrou muito o grupo de Lestat no final das Crônicas Vampiresca. E também a ideia de eternidade, e viver em uma sociedade que possa te defender de qualquer mau. Isso é o que alimenta nossa fome de livros de Anne Rice. 

Esse amor pelo próximo é muito tocante nos livros dela. O amor de Reubens tem pela família, pelas mulheres que ele tem na vida, e depois pela matilha é muito bonito. É um amor tão puro. 

As cenas de ação são perfeitas. A gente vê cada sangue, mordida, rasgões que parece que estamos vendo uma cena. Tá certo, que pelo poder inalcançável dos protagonista são bem fácil solução. Mas isso passa uma segurança de que nada tão ruim assim vai acontecer, que passa a ser bom. A gente tem uma confiança na proteção dos personagens que se tornam tão queridos, que passa a ser bom esse sentimento. Nem sempre aquela agonia de, será que ele vai viver, é bom. 

Anne Rice arrasou para mim em mais um universo que eu não estava muito confiante. E ela usou dessa vez sem ser um modo apelativo, sem choques. Tá certo, imaginar cenas eróticas de Laura com o lobisomem é pesado. Mas nada comparado com o que eu já vi em outros trabalhos da Anninha. 

Nota 10 ❤️

Comentários