Final de Verão - Danielle Steel


 Deanna é uma jovem que ao perder o pai e se ver na miséria se casa com Marc tendo-o como seu único salvador. Ela se vê após alguns anos em um casamento sem amor e que não se vê valorizada pelo o que mais gosta, pintar quadros  e que curiosamente o marido viaja constantemente. E dessa vez ele irá a deixar sozinha por 3 meses durante o verão, já que sua filha adolescente também iria viajar para a casa de sua sogra na França. 

Mas durante esse verão Deanne conhece Ben Thompson um vendedor de obras de arte que se interessa por seu trabalho e lhe dar o amor negado pelo seu marido. 

Mas já que ele sabe que ela é casada, e que aparentemente ama seu marido, o acordo é simples, acabou o verão, acabou o caso deles.

Só que o fim do verão vem com um terrível desastre. A filha de Deanne sofre um acidente de moto causando graves lesões no cérebro e nas pernas. 

Deanne e Marc tem que correrem para a frança causando com que Deanne descubra que o marido mantinha um caso extraconjugal a muito tempo. 

O fato de ser traída é deixado de lado quando a morte inevitável da filha ocorre. 

A dor do luto e a descoberta da traição do marido era a hora perfeita de largar o casamento que lhe causava tanto mau. 

Mas ainda nos preparativos do velório da filha Deanne e Marc descobrem uma gravidez que Marc diz que tendo três meses seria de Marc. 

Deanne se vê novamente presa a essa relação e mandos e desmandos em uma relação que ela reconhecia agora como abusadora. 

Mas ao ver que o marido mantinha a relação ainda com a amante decide bater de frente com ele. 

Marc na verdade planejava pegar o bebê e leva-lo para a França roubando a guarda da mãe e vivendo com amante que não podia ter bebês. 

E pior de tudo que ele escondeu de Deanna, como comparsa o médico Francês, que o bebê na verdade tinha 2 meses. Ou seja o pai era Ben. 

No meio da discussão, Marc assume que mentiu. E Deanne se vê livre dessa relação terrível. 

Ben descobre que Deanne se separou e planejava viver sozinha e vai atrás dela e a pede em casamento. 

O livro de Danielle Steel nos mostra um casamento destroçado e uma romantização da relação extraconjulgais. 

Mas até onde devemos julgar essas relações. 

Deanne sofria por ter começado uma relação pelos motivos errados. Vendo o desespero pela segurança como o amor tão imaginado. Marc se tornou a visão do homem perfeito até que o verdadeiro homem perfeito apareceu. 

No caso de Marc que tinha como amante Chantal era um fato de auto afirmação de dizer que ele ainda era homem. Que podia ter uma segunda mulher, no caso mais nova. Marc se sentia completo apenas tendo as duas, esposa e amante. Não era um fato de amor. 

Danielle Steel entra no psicológico e no sentimento dos protagonista de um jeito que nos sentimos mergulhando em um oceano bem profundo e gelado. 

Gelado por que é muito sofrimento. Os dramas e as respostas dessas relações são desastrosas e terríveis. E o que realmente eles precisavam prestar atenção que é na filha. 

E quando a vida da filha deles toma esse fim não triste são cenas muito fortes e que me tocaram muito. 

As cenas de Deanne vai relembrando da infância da filha por causa dos traumas neurais que ela estava tendo foi muito sofrido e me fizeram de verdade me repensar se daria conta de ver essas cenas. O contraste dessa infância tão florida que eles adoram os pais para a adolescência que eles contradizem a imagem heróica e perfeita dos pais. Ver isso fragilizado pelo acidente foi terrível. 

Danielle Steel ainda coloca em cheque até onde vale a pena valorizar o tempo de uma relação contra viver a vida que se sonham. Mas me faz repensar também se existe alguém tão perfeito igual Ben. Lógico que ficar convivendo com alguém igual o Marc é impensável. Mas existe alguém perfeito pra se ter uma relação? Será que manter uma relação com um pessoa só deve ter quando tem toda aquele entusiasmo e aquela paixão que Deanne tem com Ben? Acho isso meio utópico. 

Mas foi um livro incrível que Danielle Steel escreveu. Ela submerge a gente em casa sentimento dos protagonista que não conseguimos julgar nenhuma atitude julgavel de seus personagens porque passamos a entender seus sentimentos. ... Menos do Marc... O Marc é mau caráter mesmo...

O final é lindo e demais. Digno daqueles filmes bem clichês e românticos. Tudo que um livro tão triste e sofrido merecia.

Nota 10 ❤️



Comentários