Leo

 


Leo é um iguana que vive como animal de estimação do quinto ano de uma escola na Flórida que percebe que chegou aos 75 anos, final da vida de uma iguana segundo o pai de uma aluna,e decide fugir pra ir viver mais intensamente. E se aproveita da chegada de uma professora substituta e a ideia dela dos alunos levá-los para casa nos finais de semana para poder fugir. 

Mas quando ele vai para a casa dos alunos, ele percebe que revelando seu segredo que pode se comunicar com os humanos poderia ajudar os alunos em cada um de seus problemas pessoais. Isso o satisfaz e trás uma popularidade entre as crianças que os animais da escola nunca tinha experimentado antes. 

Isso gera inveja com o colega animal de estimação, a tartaruga e a professora substituta. Que para se vingarem de Léo o leva para a floresta que ele tanto queria ir. 

Na floresta Léo percebe que é mais difícil de se adaptar do que pensava e que não morreria com 75 anos como pensava, e que uma iguana vive mais de 100 anos. 

As crianças, por amor a Leo e agradecidos por como Léo os ajudou, vão atrás do amigo na floresta e o salva. 

Os meus filhos acharam o filme legal e aprenderam que devem se comunicar para resolver os problemas e não guardarem para si. 

O filme trás temas fortes que são retratados para crianças de forma teoricamente lúdicas. Achei um pouco forte e que as vezes é tocados de forma descuidada. Falo isso por ensinar de forma irônica que não se deve chorar e guardar isso para si. Sendo que é uma ironia e não uma mensagem clara, que o ensinamento é o oposto. Que se deve chorar quando tem vontade. Acho que não ficou muito bem explicado a uma criança. 

O final com as vinganças e invejas da tartaruga e a professora substituta foi meio pesado. E a remissão dela ficou meio fora de contexto já que a mensagem passada deveria ser que a professora substituta não era tão ruim assim apesar dos métodos metódicos dela. 

Esse jeito de levar a história era familiar e ao final do filme lembrei o porque ao ver os produtores do filme. Adam Sandler. Seus filmes na minha geração sempre trouxe o contexto lúdico para o infantil mas trazendo de uma forma fora de responsabilidade e as vezes levando ensinamentos para lado oposto. Ele trouxe isso para animação. 

A mensagem central do filme de comunicação com as crianças é um ensinamento que foi alcançado e digno de admiração a ser passado. Mas o desenlace do filme não gostei. 

Nota 4.5

Comentários