Em O garimpeiro, Bernardo Guimarães, autor de Escrava Isaura conta a história de Elias, que se apaixona por Lucia e deseja lhe pedir em casamento. Mas o pai da moça, conhecido por Major, quer casar a filha com um homem rico.
Sabendo disso Elias vai ser garimpeiro por dois anos junto de seu velho servo Simão, para ficar rico e casar com Lucia.
O jovem garimpeiro recebe a proposta de um rico investidor de ir para longe de Minas Gerais, aonde se passa a história, para garimpar em um lugar que tinha mais chances de enriquecer, mas para isso ele teria que abandonar seu amigo e servo Simão, que teimava em garimpar na região.
Elias segue o rico investidor e retorna dois anos depois achando que estava rico. Só que logo descobre que o investidor tinha lhe aplicado um golpe, lhe pagando tudo em notas falsas. E que pior Lucia estava noiva de um homem muito rico por causa que o pai perdeu tudo investindo em garimpo e estavam miséria.
Lucia sedendo a chantagem do pai, aceita se casar com o homem rico, mesmo de má vontade por amar Elias.
Elias ao entrar na casa de Lucia logo reconhece o homem rico sendo o investidor salafrário que o enganou. Mas ninguém acredita nele, achando que era dor de cotovelo por ter perdido a noiva. No meio de uma briga, Elias acaba preso e humilhado na casa de Major.
Mas logo a polícia militar que estava investigando o salafrário pretendente vai a casa de Major prender o futuro genro.
Acaba que Major e as filhas caem na miséria indo morar em uma região pobre de Minas Gerais. E Elias humilhado por ir para cadeia e continuar pobre também se esconde exatamente vizinho de Lucia.
Eles se encontram e juram amor verdadeiro. Mas a pobreza agora é objeto de vergonha do próprio Elias por não poder dar vida boa para a futura noiva. Ele decide voltar a ser garimpeiro por mais dois anos e trazer uma riqueza verdadeira.
Mas na ida do caminho ele contra isolado e preso por duas idosas malvadas o seu amigo e servo Simão. Ele preso em uma cama era mantido em cárcere pelas velhas por ele ter os diamantes escondidos para Elias e não querer contar para as velhas antes dele morrer. Elias salva o amigo e no leito de morte conta aonde estava o tesouro escondido.
Elias volta a casa de Major e pede finalmente Lucia em casamento agora rico e com condições de cuidar de sua esposa.
Entre os livros antigos da minha estante estava essa raridade a muito tempo. Quando finalmente chegou a vez de lê-lo me surpreendi por ser o mesmo autor de Escrava Isaura, um dos primeiros romances clássicos brasileiros que li e que gostei.
E me surpreendi mais ainda em gostar tanto da história e me envolver com tanta facilidade. A muito tempo não lia um classico brasileiro e me preparava para ser muito difícil. Mas foi tão emocionante e bom como qualquer lançamento que está no tiktok. Até mais.
Me emocionei muito com o romance Elias e Lucia. De como Elias se entregou para esse amor de corpo e alma e lutou por ele.
É muito triste ver o poder do dinheiro diante de algo tão puro e bonito como o verdadeiro e louco amor juvenil.
Ver como a influência disso realmente afeta a vida em si é triste e real. A preocupação de Major e de Elias ao reconhecer que realmente ele precisava de condições para ter uma família com Lucia é real. E colocar isso em um romance com tantas palavras bonitas e triste.
Ter a visão histórica de como a mineração acabava com vidas de inúmeras familias era terrível. Tanto porque conheci pessoas que tiveram a família destruída por causa de mineração louca e desenfreada na mesma região que se passa a historia do livro. Então é real.
Mas o roteiro do livro é muito bom. A reviravolta do noivo de Lucia ser o homem que deu o golpe em Elias foi muito surpreende.
E o final com Elias finalmente entrando na casa do Major com condições de casar com Lucia é muito bonito.
Nota 10 ❤️
Comentários
Postar um comentário