Dorothy está viajando em um navio com seu tio quando uma grande onda a faz virar uma nalfraga junto com uma galinha que começa a falar.
Dorothy logo percebe que estava se aproximando de um reino encantado como Oz pela galinha falar.
Biliana, como Dorothy a chama e ela vão parar em uma ilha do reino de Ev. Lá. Cercados por seres que rolavam em todas e não em pés e achando um robô ficam sabendo que o rei de Ev enlouquecera e vendeu sua esposa e seus dez filhos para o rei Nomo que transformou todos em objetos de decoração. O rei de Ev ao perceber a loucura que fez se matou. Deixando o reinado de Ev a irmã.
Dorothy, Biliana o robô vão até o castelo de Ev aonde a tia dos meninos reinava no lugar com egocentrismo. Já que tinha um rosto para cada ocasião. E queria a de Dorothy também. Para isso prendeu na torre do castelo.
Mas do deserto, da direção de Oz surge a rainha Ozma de Oz e sua comitiva real que salva Dorothy e seus amigos e obriga a tia malvada de várias cabeças a deixar o reinado pelos herdeiros de Ev que eles iriam salvar do rei Nemo.
Dorothy e seus novos amigos seguem seus antigos amigos que estavam na comitiva o Homem de Lata, o Leão e o Espantalho.
Juntos vão todos para Nomo salvar a família real.
Lá, depois de vários desafios chegando a frente ao rei eles tem um desafio. A família real de Ev em forma de objetos estava no meio de vários outros objetos e cada um do grupo teria 10 chances de adivinhar que objeto era a família real. Se errasse iriam virando objetos de decoração também.
Todos erraram e viraram objetos. Sobrando apenas Dorothy e a galinha que o rei não notou, pensando que era inocente.
Mas enquanto Dorothy ia ao desafio o rei falou a um soldado o segredo de que os objetos família real eram de ouro, os de Oz era de Esmeralda.
Dorothy por sorte acertou um dos objetos e voltou com dos príncipes. E a galinha exigiu sua chance. E a galinha voltou com todos por saber o segredo. O reino de Oz venceu o rei Nemo revoltado por terem vencido o desafio e libertaram a família real de Ev. Dorothy volta para sua casa no Kansas com promessas de retorno para Oz.
Que livro de aventura incrível. Com cenas divertidissimas nem tanto pelo o que se fala que é bem lúdico para as crianças, mas pela mirabolancia da aventura em si. É de uma criatividade muito grande. Se bem que vi muito de Crônicas de Narnia ali.
Vi um dedinho novamente em temáticas lgbt. Mostrando a galinha querendo ser chamada de Billi e não Biliana como Dorothy teimava em chama-la. Ela deixando claro que o contesto de gênero para ela era diferente.
Vi muito sobre como os personagens são subestimados e se subestimam com seus dons e valores. Acho que o livro quer muito ensinar isso, que temos nosso valor por mais que os outros digam ao contrário.
A batalha contra o rei Nomo é surpreendentemente boa apesar do final lúdico.
E saber que agora Dorothy pode voltar a hora que quiser para Oz, é um poder muito bom. É como a gente que pode voltar para Oz a cada vez que abrimos um livro.
Nota 8.0
Comentários
Postar um comentário