A morte do Super-Homem - (1993)

 


Resumo


A coletânea de hq que conta história de quando o Super-Homem se sacrifica para salvar o mundo de um terrível ser que está destruindo e matando tudo que vê pela frente em uma corrida que chegou até Metrópolis aonde Super-Homem consegue o impedir em uma luta mortal. 

A mídia o denomina Apocalipse. 

Minha opinião

Conteudo geral de HQ / UNIVERSO DC


A história em forma de hq dos tempos primórdios, foi difícil de se acostumar. Em 1993, parece que a noção de quadro sobre quadro, ou seja, sequências mais detalhadas das ações das  cenas de quadrinho pera quadrinho era deixado mais para nossa imaginação. Para nós acostumarmos temos que apreciar a arte de cada desenho e deixar na imaginação o contexto de um quadrinho para outro. É outra forma de apreciar outro tipo de arte que não pode ser comparado mesmo a leitura tradicional, e que pretendo me dedicar também. 

Ler também DC, entre outros, parece ser, termos que ter um conhecimento da história grandiosa que ambienta todo o vasto universo da hq. 

Eu sei a continuidade da história porque li o livro a séculos atrás. 

Porém acho que essa história séria apreciativa também se eu não conhecesse. E se achar, pretendo dar continuidade a série. 90%  por teimosia. 

Porém, não acho que seja porque, especificamente não gosto de historias em quadrinhos, ou história da DC ou especificamente das histórias em quadrinhos do Super-Homem. Gosto sim. 

O que me irrita em ler esse material ou conteudo é porque não tenho um "norte" para seguir. Mas vou lendo o que cair na minha mão, como falei, por teimosia, e apreciar a arte em si. Como faço com os filmes e series da tv. 

O hq

A história no inicio foi dificil de pegar. Boa parte porque não estava acostumado com o conteudo da época. Boa parte porque não conhecia grande parte dos coajuvantes. 

A pancadaria extrema, a ação violenta, e a luta exaustante dos personagens parece ser o que cativa o publico alvo do hq. O que não é o meu caso. Mas ver a arte do desenho nessas cenas me agrada. 

Mas vi a metarfora por trás. Enquanto a liga da justiça, desconhecida para mim, atacava Apocalipse, Super-Homem dando entrevista para a televisão. Foi uma metafora politica. O que me atrai muito nos quadrinho da DC. Não sei se estou vendo além do que a história quer demonstrar. Mas vi isso, e apreciei. 

O detalhamento dessa batalha foi algo que gostei, não pela violencia, mas pelo saber mais o que aconteceu durante. Já que no livro que li antes, não tinha esse nivel de detalhe. Até porque li, e não vi a fotografia acontecer, como é no hq. 




Ver o Super-Homem fragilizado diante de uma ameaça tão incomparavel foi metaforicamente bom, apesar de, como sempre, se pararmos para pensarmos, meio irreal, o nível de poder que crescem e diminuem cada heroi da DC, diante do contexto necessario na historia. Mas quem disse que temos que pensar "nisso" durante uma apreciaçõa de um história de hq. Temos que nos jogarmos na história. Esse é o segredo. 

Mas a questão da metafora de tendo o poder de um SUPER-HOMEM e se ver fragilizado diante de outro imensuravel poder, é algo a se pensar e  a hq faz isso. Esse nivel de ameaça, levando para nossa vida é algo que acontece sim. E devemos estar preparados.




Ver Marta e John Kent, e Lois preocupados com Clark Kent, e não com o Super-Homem é triste. E demonstra mais uma vez a metafora que a historia tem. Trazendo para todos, SUPER-HOMEM protetor, enquanto os entes queridos queriam eram protege-lo.

Gosto realmente da história, o roteiro em si. 
A sequencia de quadrinhos me atrapalharam bastante, e falta de conhecimento de alguns personagens, mas isso é algo pessoal que tenho que exercitar. E acho que nos hq mais atuais deve ter melhorado. 
A continuidade da história eu sei que é boa. 




Nota: 3

Comentários