No ritmo do coração

Resumo

No Ritmo do Coração conta a história de Ruby, uma garota que fala e ouve normalmente que veio de uma família de pessoas surdas, mudas e que abriram uma cooperativa de pesca. 

A vida toda eles dependeram dela para se virarem com a comunidade e as outras pessoas como interprete. 

Mas como agora Ruby quer entrar, por ironia do destino, em uma faculdade de música, eles vão ter que aprender a se virar sem ela. 

Minha opinião

Não quero expressar minha opinião baseado em prêmios que esse filme ganhou. 

No começo do filme achei que se apegaram muito a trazer uma realidade para a vida social dos deficientes, mostrado que eles também chingam, falam bobeira e fazem sexo. Isso trouxe um exagero de realidade que achei desnecessário e que fez com que o filme não pudesse trazer a leveza que talvez traria se não tivesse isso. Mas talvez também isso não os faria levar tanto prêmio. 

Achei que a família em si poderia ter mais espaço nas cenas. Não,  é claro, trazendo uma pedagogia sobre os surdos e mudos, como costumam fazer em outros filmes. Também acharia isso desnecessário. Mas trazendo um pouco mais do cotidiano. Não acho que aumentaria tempo de filme se tirasse as partes desnecessárias lá atrás. 

Gostei muito, é claro de como o filme mostrou o carinho dela pela família, mesmo eles tendo inumeros defeitos de como lidar com ela. 

Como pela demora por  reconhecer em vários momentos que ela precisava ter uma vida a parte deles. Mas que pais não demoram a reconhecer isso, não é?

Mas o carinho que ela tem por eles e eles por ela, por trás desses defeitos é tão bonito e real. 

Os diálogos fortes são o motivo deles ganharem seus prêmios. 

Como a cena com a mãe contando como ela desejava que ela fosse muda quando era bebê. 

Ou quando o pai pede pra ela cantar pra ele sentir as cordas vocais dela. É uma cena inesquecível. 

O final, com ela na audição, esquecendo que estava concorrendo a vaga para traduzir a música para a família me levou as lágrimas. Aí já era. 

A família reconhecendo no final que ela precisava ir para a faculdade é o toque que precisava para o filme terminar bem. Foi lindo. 

A escolha de atores desconhecidos, pelo menos para mim, foi arriscado. Mas todos atuaram tão bem, que no final parecia conhecidos a séculos para mim. 

Troy Kotsur, que faz o papel do pai, para mim, foi a grande estrela. Por trás das bobeiras faladas e aquela barbona, ele expressava um olhar que emocionava. 

O filme ter um musical, foi o que fechou com chave de ouro. A música  principal do dueto é linda. Seu significado também. 

O filme poderia ser 100% para mim se não tivesse atrás de prêmios. Mas entendo que eles queiram os prêmios em vez da minha satisfação particular. 

Nota  4,5

 

Comentários