Divertidamente 2


 Resumo 

O filme 2 de Divertidamente continua a contar a história de Riley e os personagens que representam seus sentimentos e como eles controlam suas reações em meio ao adversidades do dia a dia. 

O segundo filme mostra a fase de Riley durante a puberdade e o mundo que representa o interior dela recebendo os personagens das novas emoções que chegam durante essa época. 

Além dos sentimentos Alegria, Raiva, Nojinho, Medo e Tristeza chega ao interior de Riley a Ansiedade, Vergonha, Inveja e Tédio. 

A ansiedade toma conta do Quartel General dos sentimentos jogando os antigos sentimentos junto a amuleto criado na maturidade dela para ser quem ela é, longe do controle geral lidando com Riley indo a um acampamento de roque aonde uma treinadora muito famosa vai escolher uma nova jogadora para o time do ensino médio. 

Nisso tudo Riley ainda tem que lidar com suas amigas tendo que sair para outra escola. Isso gera a necessidade dela entrar no novo time de roque e fazer amizade com as novas jogadoras. Palco perfeito para a ansiedade comandar geral.

A ansiedade entende que uma nova Riley tem que se formar nessa situação. Mas a Alegria tentando novamente retornar ao quartel general para tomar o controle entende que as memórias principais que tornam a Riley ser quem são só as boas. 

Riley então abandona suas amigas no acampamento, aonde deveria se despedir delas, e faz coisas errada para ser reconhecida pela treinadora e ser chamada para o novo time. 

No fim quando os sentimentos todos retornam ao QG. A Ansiedade tem uma crise ao ver que sua forma de pensar não dá certo ou no caso a Riley tem uma crise de ansiedade, a Alegria entende que Riley é formada tanto de coisas boas e ruins, defeitos e qualidades. 

Assim eles formam a Riley amadurecida. 

Opinião 

Filmes da Disney são sempre os filmes da Disney e nunca só filmes. Já era apaixonado pelos filmes da minha geração quando criança quando eles traziam temas retrógrados inspirados apenas em histórias históricas que nos traziam ensinamentos antigos. 

Agora nessas ultimas duas décadas tentando revolucionar seus dogmas para o público infantil e trazendo um ensinamento e uma linguagem que agrade também o adulto estão trazendo cada vez temas mais complexos e abrangentes do que sobre principes salvando princesas.

E Divertidamente  nos trás o alge do que é um filme abrangente tanto para crianças entenderem a informação lúdica e infantil quanto para o adulto entender suas metáforas tão importantes para o mundo com novos dogmas em que vivemos.

A parte infantil e lúdica podemos elogiar pelas explícitas cores, criatividade do universo atrativo criado em meio as metáforas e o roteiro adaptável para a criança entender o universo que se prepara para ela, no caso do segundo filme, para a adolescência. 

A parte do filme que o adulto deve entender, eu poderia escrever um livro. 

Me tocou profundamente o personagem da ansiedade, como muito fui preparado por tantos que viram o filme antes de mim, por uma das minhas personalidades mais marcantes ser a ansiedade. 

Desde a parte dela chegando a Sala de Comando dos sentimentos, ela tomando o poder e ela entregando o controle de volta a Alegria foram cenas que me fizeram chorar e reviver muitas coisas que vivo o tempo inteiro. 

A crise de ansiedade e Riley formando como sua estrutura o pensamento de que ela não é boa o bastante são cenas muito fortes.

Como que um filme infantil nos trazendo sentimentos tão fortes e que representam tanto é desenvolvido com tanto carinho e detalhamento em cada cena eu não sei explicar. 

Parece que cada cena é desenvolvida por psicólogos profissionais  para tocar no tema certo da forma correta para fazer a gente repensar em nossas atitudes desde a mais tenra idade até o nosso dia a dia. 

Cada metáfora é pensada e desenhada de forma tão rica que estou chocado até agora. 

Aquela estrutura para os pensamentos da ansiedade parece que foi tirado de dentro de mim. Vivo revendo cenas de coisas possíveis que podem acontecer comigo. As ruim se transformando em pensamentos bons pela Alegria é um exercício que tenho que fazer todo dia para conseguir dormir. 

Realmente o que Riley tem dentro dela é uma releitura de mim. Muitos traços até do desenho parece que retiraram de um mapa dentro de mim. 

No primeiro filme estava muito por cima. Mas esse segundo filme, com a Ansiedade foi algo realmente assustador. Riley sou eu. 

Quero chamar atenção também para a vergonha escondida no cofre que parecia um monstro terrível e de repente era só um tapete queimado. 

Quantas vezes fiz de pequenas coisas um monstro enorme e no fim não era nada.

Resumindo. 

Não tem como não dar: 5 estrelas favoritado.

⭐⭐⭐⭐⭐♥️


Comentários