As regras do amor e da magia - Alice Hoffman

 


O livro As regras do amor e da magia escrito por Alice Hoffman conta a história de três irmãos, Franny, Jet e Vicent que sempre souberam que tinham algo de diferentes, no caso bruxos. 

Quando a irmã mais velha, Franny, recebe o convite de uma tia afastada para irem passar o verão com ela, todos irmãos vão juntos, eles passam a ter certeza da verdade. 

Eram sim uma família de bruxos, os Owens, e tinham uma maldição terrível, que sempre que se apaixonarem a pessoa iria morrer. 

Assim, em meio a vida deles, lidando com as dificuldades da vida, preconceitos das pessoas que sabiam que eles eram diferentes, as loucuras dos pequenos feitiços que faziam, eles tentam viver seus romances sem assumirem de verdade o amor para a maldição não fazer seu efeito. 

Jet, se apaixona pelo filho do reverendo da cidade, e passa a se encontrar escondido dos pais dela e do reverendo. 

E quando os pais de Jet  a persegue para impedir de se encontrar com o amado o carro deles capota para cima do casal. 

Os pais dos irmãos Owens acabam mortos juntos de Levi, o amor de Jet. 

Os irmãos passam a se virarem sozinho. 

Vicent, apesar de seu grande poder mágico fosse a força da atração, conquistando a todos que estão a sua volta, seu coração fica nas mãos de William Grant. 

Os dois sempre conseguiram burlar a maldição, também, nunca assumindo o amor um por o outro. Mas Vicent tinha outra preocupação. Ele viu no espelho magico da tia que ele ia morrer muito cedo.

Só que o problema era a guerra contra o Vietnã tinha chegado. E Vicent tinha sido um dos sorteados para ser os primeiros soldados. 

Para fugir do alistamento ele tenta de todas as formas frustrantes, mas o único jeito era se fingir de morto por um atestado médico fraudado. Para não atrapalhar a vida das irmãs ele nunca mais iria fazer contato. Ele realmente faz um funeral e foge pra França. E essa era a visão de morte dele. Não a de verdade. Vicente ainda viveria por muito tempo.

E  seu namorado e grande amor foge com ele pra França. Agora Vicent não era mais Owens. Tinha mudado de nome. Não tinha mais maldição para ele. 

Franny, se apaixona ainda na escola por Hay, e juntos lutam a vida toda para fugirem da maldição. E mesmo se encontrando todos os dias, e lutando para não admitirem uma relação se envolvem durante muito tempo. 

Hay até tenta se casar com outra garota. Mas é Franny que é seu destino. 

Quando a guerra chega e Hay resolve trabalhar no fronte como médico todos pensam que ele não corria perigo. Mas uma bomba atinge o hospital o deixando sem um das pernas. 

Mas isso o faz voltar a cidade e viver ao lado de Franny sendo o médico da cidade. 

Trinta anos vivendo assim,  Hay recebe o diagnóstico de câncer terminal. E já sabendo que iria morrer resolve se casar com Franny. Já idosos eles se casam, e todos da cidade comparecem, vencendo o medo e o preconceito contra as irmãs. 

Hay morre feliz, morando com Franny, na casa que a tia delas viveu a vida toda. 

As duas irmã passam a viver lá na velhice. Até que recebem um telefonema. 

Quando uma prima delas, April, veio visita-los no primeiro verão que conheceram que eram bruxos ela se mostrou empoderada e espevitada.

Mas na sua segunda visita, com Vicent sofrendo por ir para o exército, e ter que abandonar William, April e Vicent acabam tendo uma noite de amor resultando em Regina. Em uma linda bebê que ela criou sozinha sem contar a ninguém quem era o verdadeiro pai. 

Regina cresce apenas recebendo da França todo aniversário macarrones. Sua mãe, April, morre vítima de uma picada de aranha que estava em uma bananeira. 

Mas quando um acidente leva a vida de Regina e seu marido, as filhas dela,  Sally e Gillian, tem que ir viver com as tias distantes para não serem separadas na adoção. 

O primeiro livro da série  que deu origem ao melhor filme de bruxas que eu já vi estrelado por Sandra Bullock e Nicole Kidman me chamou atenção e tive vontade de ler assim que descobri que eles existiam. Mas sempre fui deixando para depois. Agora, meu lema é nunca deixar para depois. 

Com as regras "Faça o que quiser mas não prejudique ninguém.

O que você quiser retornará para você triplicado e  apaixone sempre que puder" o livro não podia ser mais perfeito. 

Trazendo todo o ar do filme que tanto amo e literalmente triplicando para três irmãos que não deixam nada a desejar para o protagonismo de Sally e Gillian vemos Franny, Jay e Vicent como a minha nova família preferida.


As tias idosas que tanto me trouxe fascínio na minha infância agora conheci suas histórias. 

Tanto amor, tanta emoção que se transformava em cenas belíssimas e cheia de metáforas e significados. 

Acho que a metáfora  é de verdade as pessoas com medo de se entregarem para o amor e se perder, sofrer ou deixar alguém mais acima de si mesmo. Isso faz com que o amor vire uma maldição e muitos se afastem dele como se literalmente fossem morrer mesmo. 

E no fim todos morrem, todos sofrem. Mas amam. 

A forma que autora caminha e faz o roteiro da vida dos protagonistas é tão hipnótico que quase não vemos passar. É como se fosse a vida mesmo. 

O livro é muito sobre isso. A vida e como muitos tem medo de vive-la pelo o que os outros pensam. Esses protagonistas, e os coadjuvante também, não tiveram. Não tiveram medo da magia. E viveram as suas vidas intensamente. Mesmo esse intensamente fosse apenas um amor ou e vivendo em uma casa velha, sendo bruxas. 

Nota: 4,5 ⭐


Comentários