No garimpo - Bariani Ortencio

 


No décimo conto do livro Sertão sem fim de Bariani Ortencio, o autor conta a história de Maria que vivia sozinha numa casinha isolada do sertão enquanto o marido estava viciado em garimpar os rios da redondeza para achar os tais diamantes.

 Josino até passar a noite garimpando passava, deixando Maria sozinha de um dia para o outro, as vezes até mais. E o pior, com fome. Pois o pior do vício da garimpagem era que o marido pegava até o último tostão para investir em material para a garimpagem.

O que Josino não abria mão era da galinha de estimação que ficava de companhia para Maria. 

Mas uma noite  que Maria estava sozinha em casa e chegou na casa Eduardo. Um príncipe de bonitesa e que vendo a beleza e juventude de Maria, ficou com dó e pediu em troca de matarem a galinha para matarem a fome, ia lhe dar um diamante que comprou para Maria ir morar na cidade grande. Porque Eduardo achava uma pena moça tão bonita viver isolada naquele mundo enquanto ela merecia cidade grande e ser uma dama. 

Maria depois de negar bastante matar a galinha resolve aceitar graças ao charme de Eduardo. E o pior é que quando foram cuidar da galinha para comerem acabam se entregando ao desejo de um pelo outro. 

Eduardo vai embora cedinho deixando o diamante no papo dos restos da galinha e desejando sorte para Maria. Não podia ficar com a moça, pois ele já era casado. 

E quando Josino chegou bem a consciência não pesou por ter traído o marido quando lhe contou sobre o diamante que tinha achado no papo da galinha após não resistir a fome e te-la matado. 

Maria já até vestira a roupa passada para apresentar bem na cidade grande quando Josino fala que iria era ficar ali para continuar o garimpo. 

Se até galinha achava diamante para comer ele em poucos dias iria ficar milionário. 

O conto é muito bom. Trás o romance e a fantasia de algo acontecer assim para alguém pobre como Maria. 

Fora o dinheiro para mudar de vida, ainda ficar com um caboco bonitão e que sabia dar um lero no ouvido da moça. E ainda ele ser bonzinho de dar o diamante para a moça. 

Mas o final é muito triste e trás a realidade. 

Não foi nada legal, quando o marido chegou e trouxe a realidade da pobreza, do vício e de como o mundo era na realidade. 

Era errado Maria e Eduardo ficarem juntos por serem os dois casados? Era. Mas acho que o caso deles foi só faz de conta.  Não foi algo real. Apenas fantasia. 



Comentários