O noivado do coronel - Bariani Ortencio

 


O sétimo conto do livro Sertão sem fim escrito pelo autor goiano Bariani Ortencio temos uma festa muito da boa. O noivado do coronel João Candido com a filha do seu Joca, Jovita. 

Apesar do coronel ser bem mais velho que dona Jovita todos estavam muito felizes com o acordo. Joca por quitar suas dúvidas casando bem a filha. E o coronel finalmente achando uma moça nova para casar e provar que ainda estava muito novo. 

Só que nesse provar que ainda estava novo ele acaba arrumando muita confusão em meio ao noivado. Sua dentadura nova não dá certo, ele tem que esconder a carne do jantar no bolso atraindo a cachorrada da casa para ele. O dormir na rede em vez da cama oferecida pelo dono da casa, lhe custa um passar  frio que o faz sair da rede e ir dormir em meio ao monte de palha de arroz, que todos de manhã cedo, para aplacar o frio, resolver tacar fogo, não vendo o coronel nele. 

O coronel tem que cair no rio e fingir que era apenas um banho gelado provando ainda mais sua macheza. 

O conto tenta trazer nas confusões do coronel a graça da história. Tipo um humor de Os trapalhões de antigamente. Vi Didi Mocó no papel do Coronel.


Não tem um roteiro. Eles querem mostrar uma festa do interior e como era boa.

Não tem uma conclusão ou um fim. 

Não gostei muito da história. 


Comentários