Título: Os mistério da Coroa
Título original: The Crown / A coroa
Autora: Nancy Bilyeau
Tradução: Fernanda Abreu
384 páginas
Editora Arqueiro
Gênero: Histórico, ficção, suspense
Resumo
Joanna é uma freira que foge de seu convento para ver a execução de sua prima por teoricamente ter traído o rei.
Quando chega lá, o seu pai também estava lá, e facilita a morte da prima, que deveria ser em sofrimento na fogueira e ela e o pai acabam presos.
Para não ter o pai morto por um bispo malvado, ela recebe a missão de achar uma coroa famosa no convento aonde vivia.
Essa coroa era usada por grandes reis que lhes trazia a vitória mas também lhes trazia a morte, por doenças misteriosas.
Investiga daqui e dali Joanna descobre que o convento, como várias casas religiosas, tinham calabolços em que prendiam os religiosos que não cumpriam seus votos e que após essas prisões serem proíbido foram utilizados para guardar relíquias sagradas.
Mas no convento esse lugar foi usado por uma colega de Joanna, irmã Christina, para sequestrar a chefe das freiras após ela permitir uma visita de seu pai, que ela estava fugindo por ser vítima dele.
A freira Christina, tinha matado o próprio pai quando ele foi visitar o convento, e quando ela se refugiou no calabolso antigo, achou a tal coroa.
Ela pegou a coroa e escondeu no leprosário em ruínas que tinha na região.
Enquanto isso Joanna em suas investigação e caça ao tesouro descobre que a coroa era que Jesus foi posto na cruz.
E a rainha, grata por ela ter ido para o convento por conselho de sua mãe, também rainha, em seu leito se morte, libera o pai dela da prisão. Não precisando que Joanna entregasse a coroa ao bispo quando ela a acha no leprosário após salvar a líder do convento.
Opinião
A história é bem complexo e o resumo é bem resumido mesmo.
O livro é poucas páginas mas o diagrama das linhas é bem apertado dando espaço pra muitos personagens históricos vivos e não. Com muitos nomes parecidos e cheio entrelaçamentos.
O mistério e a investigação realmente o ponto forte da história. Nos faz perder o fôlego e querer ler cada página. Cada página com muita linhas e palavras.
Foi muito coragem da autora tocar em temas religiosos e históricos de uma época muito difícil que foi a transição da igreja católica para a protestante após a morte da rainha Catarina na Inglaterra no reinado de Henrique VIII e a perseguição religiosa que aconteceu para que isso acontecesse.
A realidade e a ficção se entrelaçam de tal maneira que não sei mais o que é real ou não. Vou ter que pesquisar.
A força e a fé de Joanna nessa aventura é inspiradora. Ela se mantém firme até o fim a seus dogmas e suas decisões para se manter fiel a sua religião e sua família.
E isso decepciona em um ponto.
Realmente o romance da história só nos deixa a desejar. Ele coloca o pesinho na história que poderia ser muito boa. Primeiro com Geoffrey Scovill e depois com frei Edmund.
Duas histórias que seriam muito boas se ela sucumbisse ao pecado e tivesse um romancezinho.
Me senti até mau em desejar que tivesse um envolvimento ente eles. Mas não teve.
A autora só deixou o gostinho. Irmã Joanna foi forte até o fim. Deu um escorregão... Mas continuou esposa de Cristo.
O livro realmente fala de como a mulher fugia dos homens indo para o caminho dos conventos após tantos ataques e demonstração de como "eles" são terríveis.
É cruel como nessa e em várias épocas as mulheres se vêem vítimas de situações assim e quando conseguem um segundo caminho em que se vêem livres dos homens são tidos com menosprezo.
O tema de "caça ao tesouro" realmente está me perseguindo em vários meios. E achei essa "caça ao tesouro" especifica muito bem feita e trabalhada.
A pesquisa história é tão bem feita que tenho que pesquisar se realmente não existiu tal coroa. Me lembrou Dan Brawn.
O livro é dividido por duas partes. A da prisão de Joanna na Torre de Londres é realmente claustrofóbica. Vemos seu medo e a forma dela escapulir das enrascadas muito criativo sendo que o espaço da história era muito restrito.
O bispo como vilão era de dar arrepios quando aparecia. E seu final, se humilhando pela rainha algo muito significativo, já que a humilhação feminina ser o tema principal.
A figuração da época do livro foi muito boa. Apesar da maior parte do livro se passar no convento aonde o tempo parece ser parado. Gosto de livro de época.
O mistério em si da coroa quando é resolvido ficou meio indefinido. Como a irmã Christina achou essa coroa? Foi ela mesmo que para purifica deixou no leprosário? Ela tinha mesmo a maldição? O irmão de Joanna ficaria doente?
E ela ficou com frei Edmund como freira ou como mulher? Ainda tenho minhas esperanças.
Nota: 3, 5 ⭐
Comentários
Postar um comentário