Elisa, uma menina rica se apaixona por Davi, um mágico de rua. Seu pai, juiz, não gosta e acaba matando a própria filha por acidente, ao tentar impedir a filha de viver esse grande amor.
O juiz, coloca a culpa do homicidio no mágico o levando para prisão.
O mágico foge da cadeia após vários anos e vai provar sua inocência. Mas disfarçado, de um funcionário da fábrica da família de Elisa, acaba se apaixonando agora por Dorinha, irmã de Elisa, que é a cara dela.
O juiz ficou louco por ter matado a primogênita e a sua esposa, tem que tomar as rédeas de casa. Abre uma sociedade com Eugênio, vizinho da fazenda, e abrem uma tecelagem, que dá emprego para todos da fazenda, virando uma cidade.
Eugênio vive com seu afilhado Joaquim, filho de Úrsula. Úrsula era amante do pai de Eugênio e queria dar um golpe do baú nele, roubando uma criança, Joaquim, e falando que é filho do pai de Eugênio. Ele não acreditou e queria expulsar ela de casa. A mãe de Eugênio não deixou, acolhendo Úrsula, que era ex-empregada. Eugênio adota o menino como afilhado, mas nunca se submete ao amor de Úrsula, por ser apaixonado a vida toda por Violeta.
Joaquim e Úrsula com sede de cobiça planeja ou darem o golpe casando Úrsula com Eugênio ou Joaquim com Dorinha e ficarem com a tecelagem.
Davi, disfarçado como Raphael, ouve os planos malvados da mãe e filho e decide ficar na cidade e desmascarar os dois pilantras.
Esse é o pano de fundo para o enredo da novela que deringola pelas várias armações de Joaquim tentando ficar com Dorinha, os problemas da fábrica de tecido, e seus funcionários e o alívio cômico que é a melhor amiga de Dorinha, Arminda e seus pais, donos da casa de apostas da cidade e participante ativa da elite da sociedade.
A novela também mostra momentos históricos da época como a segunda guerra mundial a revolução das leis trabalhistas nas fábricas e censura política que teve na presidência de Getúlio.
Acho que apesar da simplicidade dos diálogos das cenas é escondidos mensagens importantíssimas sobre todos os temas falados a cima.
O empoderamento feminino revolucionário da época com várias personagens ícones como a Violeta, Elisa e depois Dorinha.
As coadjuvante também mostram esse empoderamento como ninguém.
Olivia, líder do movimento trabalhista da fábrica, que se apaixona pelo padre da cidade e luta com unhas e dentes por esse amor. E após tudo isso ainda descobrimos ser a filha perdida de Heloísa, irmã de Violeta. Outra história incrível da novela.
Heloísa, foi vítima da sedução de Matias, quando era jovem. Matias, pai de Elisa e Dorinha, o juiz que ficou louco por matar a primogênita. Ele argumenta, que ela era leviana e que o seduziu, sendo que ele usou de sua experiência para ela se sentir culpada e nunca contar para Violeta que o que aconteceu entre eles foi uma história de luxúria e não um crime contra um jovem.
Heloísa ainda teve a filha arrancada de seus braços pelo próprio pai, por vergonha de ter a filha desonrada e dada para um funcionário. Filha que virou Olivia. O pai de Heloísa foi vivido por Lima Duarte e Holoisa pela sua neta, Paloma Duarte.
Acho que o que perde ponto na história é o "passar de pano" que Matias recebe na história por ter se tornado um doente mental.
Ele é tratado com tanto carinho por Leônidas. Sendo que merecia um castigo maior, por tanta maldade. A submissão de sua esposa, Violeta, também é irritante. Mesmo sendo uma história que mostra grande parte da realidade de muitas mulheres da época de ainda hoje em dia.
Mesmo Violeta sendo uma mulher forte, não consegue enxergar um traço de mal caratismo no marido. Quando ela finalmente abre mão do puritanismo da época, para viver o amor ao lado de Eugênio não dá para não comemorar ou torcer pelo casal. Ainda mais suas cenas serem regadas pela trilha sonora de Adele.
Mas a vilania de Úrsula chama atenção. Chega a ser caricato? Chega. Mas Barbara Paz faz a gente odiar uma vilã. E como é bom odiar uma boa vilã.
Dorinha ao longo da novela vai ficando sim uma mocinha um pouco irritante, caindo nas armações dos vilões.
Joaquim arma um plano malvado e confuso. Ele vai investigar os podres de Raphael. Mas acaba indo atrás do verdadeiro Raphael, que é um jovem funcionário, real que acabou se acidentando em um trem e que Davi roubou a identidade dele enquanto ele fica em coma no hospital da cidade como indigente.
Joaquim descobre que o verdadeiro Raphael tinha assumido o filho de uma dançarina de cabaré, para ajuda-la. Mas manipulando a história para seu bel prazer, chega a cidade falando para Dorinha que o filho era de verdade de Raphael/Davi e que ele tinha fugido para a cidade para não assumir o filho.
Dorinha termina com Davi/Raphael na hora deixando Iolanda, a dançarina, se aproveitar da história ainda mais.
Porque ao ver o Raphael que Joaquim lhe aponta não era o Raphael dela, que assumiu o filho dela, percebe que poderia arrancar mais disso tudo.
Ela fala para Davi que iria contar a todos que ele não era Raphael, se ele não a assumi-se como esposa e Toninho, como verdadeiro filho.
Mas quando Davi a defende do verdadeiro pai de Toninho, um dono de circo, maldoso, que queria vender o próprio filho por uma boa quantia, Iolanda percebe que não merecia fazer tanto mau para o jovem mágico.
Ele, que ainda lutava pelo amor de Isadora, não aceitava as investidas amorosas de Iolanda. E ela percebendo que estava separando Davi de seu grande amor o deixa, mesmo correndo o risco de Joaquim ir contra ela.
Isadora, estado revoltada da vida, ainda se envolve com más companhias. O badboy da cidade, tenta a seduzir e depois a dopa-la. Se não fosse Davi e Joaquim unindo forças para salva-la, Isadora jamais recuperaria o bom censo e voltaria aos braços de Davi.
Para finalizar ainda temos a história de Lorenzo, Letícia e Bento. Moradores da cidade desde criança e vivem um triângulo amoroso.
Bento e Letícia sempre foram namorados e Lorenzo vivia como amigo do casal, mas nutrindo forte amor por Letícia.
Quando Lorenzo, para fugir desse grande amor decide se alistar na guerra, Bento não pensa duas vezes em ir atrás para defender o amigo na batalha.
Mas em um ataque, Bento, fica paraplégico e decide não voltar para o Brasil, para os braços de Letícia, sua esposa, com vergonha da deficiência. Ele faz Lorenzo dizer a todos que morreu.
Ao retornar ao Brasil, com Letícia teoricamente viuva, ele vê a chance de viver o grande amor, mesmo com a consciência pesada por estar mentindo.
A novela trás o romance em um diálogo simples em uma trama complexas, acertando falando de temas importantes sem deixar a história ficar chata.
É cheia de clichês sim. Mas com clichês que faz a gente descansar na frente da tv. Trazendo dogmas importantes do passado que acabamos esquecendo.
Nota: 4,7 ⭐

Comentários
Postar um comentário