Resumo
Em uma cidade do interior de Goiás, Chico Trinta, filho de um poderoso coronel bate a cabeça e começa a virar o terror da região. Matando jovens e fazendo maldades as moças da região.
Um grupo de soldados vem a cidade para caçar o bandido que se escondia a volta da mata da cidade. Mas o os militares fazem é deixar a cidade com mais medo ainda pois eles também traziam bagunça, horror e medo.
Chico, emboscado em um casebre no meio do mato acaba matando o chefe dos militares.
Sua namorada de infância acaba casando com um jovem. Ele, não aceitando, sequestra a ex-namorada e após judiar dela por cinco dias a devolve para o humilde marido.
Mas quando o bebê, fruto de tão terrível ação nasceu, a mãe, arma uma cilada para Chico, o matando quando ele ousadamente volta a casa do deprimido casal para ver o filho.
Resenha
O livro escrito pelo autor Humberto Crispim Borges nos mostra a brutalidade dos homens interioranos e o vitimismo de quem é correto e é a merse de tamanhas maldades.
A descrição difícil, como desculpa ser uma linguagem mais regional, nos trás apenas dificuldade para nos aprofundar na leitura.
Dor e violência gratuita são os "atrativos" da história. O autor tenta nos cativar com o choque da ousadia de pessoas que assumem o papel de serem ruins.
As doses de politicagem ainda temperam as poucas páginas do livro.
Tive a leve esperança do enredo final da história se surpreender transformando todas as artimanhas de Chico Trinta serem apenas serem maus entendidos ou um destino azarado.
Ia ser algo surpreendente, sendo revelado após a guerra com os militares. Ia ser a chance do livro ter mais estrelas.
Realmente a cena dessa batalha trouxe uma certa emoção e me fez ler essas cenas com mais incentivo do que li o livro todo.
O final pode se dizer foi surpreendente por ser realista. O choque da certeza real de Chico ser realmente ruim foi um final bom.
Mas realmente a linguagem regionalista demais atrapalhou bastante a leitura.
Não teve nenhum personagem que a gente passasse a gostar. Parecia que o autor queria mesmo que a gente criasse asco por cada protagonista e coadjuvante da história.
Conclusão
Um livro com um roteiro chocante demonstrando a maldade do ser humano. Mas prejudicado pela tentativa de regionalizar demais uma leitura que poderia ser mais fluida.
Nota: 1,2⭐
Comentários
Postar um comentário