Além da ilusão - Capítulo 110 ao 120

Protagonistas

No capítulo 110 ao 120, a novela Além da Ilusão, no núcleo dos protagonistas, tivemos a tentativa de Raphael, ou melhor, Davi, chutando o balde ao ver que seu casamento com Dorinha vai por água a baixo, quando Iolanda retorna dos "mortos" para destruir sua felicidade. 

Joaquim se aproveitando de que o nome de  Dorinha vai parar na boca do povo, por ter dormido com o Rafael antes de se casar, propõe para ela casamento, e a boba aceita, para não ficar mau falada da sociedade. 

O Davi/Raphael fica doido e denuncia a Violeta e  Eugênio que ouviu a tempos atrás que Joaquim e a mãe armavam matar Isodora após o casamento dos dois. 

Mas ninguém acredita. 

Então ele arma um plano pagando uma amante do Joaquim, pra denunciar a Dorinha, a relação dos dois.  Só que a amante faz jogo duplo e avisa Joaquim dos planos do mágico. 

No fim Isadora dá um basta nesse jogo de empurra empurra. Mas continua amiguinha do Joaquim e com raiva de Davi/Raphael porque tinha  se casado com Iolanda realmente. 

Essa história de empurra e puxa de Davi/Raphael e Joaquim com Isadora está ficando muito chato. Perdeu a mão. E Isadora está passando do limite de mocinha trouxa. 

Está muito fora de lógica ela ver tantos indícios de que Joaquim não ser confiável e continuar do lado dele. 

Fora deixar Davi mas mãos de Iolanda assim de mãos beijadas. 

Violeta e Eugênio 

Já a história de Eugênio e Violeta está muito boa. 
Eugênio recebe a visita de uma ex-namorada que Úrsula fez Eugênio achar que o estava enganando. 

Ele vai atrás de provas e descobre que Úrsula é mau caráter e expulsa ela de casa. 

Mas Úrsula resolve apelar para o velho golpe da barriga e diz que engravidou. 

A história deles sim está emocionante, engraçada e cheia de nuances boas para uma novela das seis de romance. 

Heloísa e Olivia

Leônidas dando uma de detetive e indo atrás da filha perdida de Heloísa também está uma história mirabolante. 

Ele, usando de desculpas uma campanha de doação de sangue, que ouve na cidade, descobre que os tipos sanguíneo do país de Olivia e dela eram diferente, ou seja, Olivia não era filha legítima de Fátima e Benê. 

Um sapatinho de bebê que Fátima guardava também denuncia que Olivia era a filha de Heloísa. Já que ela tinha o outro par. 

Quero dar meus parabéns a atriz Patrícia Pinho, que dá um show em todas as suas cenas. Seu exagero é necessário para uma mãe possessiva mas amorosa que está tendoo algum medo da filha se afastar. 

Leozinho 

Leopoldo também acabou se revelando uma das histórias melhores desses últimos capítulos. 

Ele, centralizado no núcleo cômico da novela, e podiasse dizer quase um figurante, acabou tendo uma das cenas mais dramáticas da novela. 

Dono da rádio ele acaba se apaixonando pelo ator protagonista da novela da rádio. E por incrível que pareça, o amor é recíproco. 

Só que seu pai, descobre o romance dos dois e com muito preconceito quer interna-lo em um manicômio.

Só que com a ajuda de Arminda ele consegue fugir com seu grande amor para recomeçar a vida em outra cidade. 

O engraçado é que o louco do Matias ninguém quer colocar manicômio. E uma frase do Leônidas me deixou revoltado, falando que porque ele é doente ele não era responsável pelo o que fazia. As maldades dele começaram bem antes dele endoidar. 

Margo surpreendeu também nessa história. Interpretada pela grande Marisa Orth, mesmo sendo muito interesseira no relacionamento com o pai de Leopoldo, ficou revoltadissima com atitude do pai preconceituoso e se viu até arriscando o relacionamento ajudando no plano da fulga.

Ela mostrou ser digna de um redimissão, em ajudar Iolanda com os planos contra Raphael. 

Lorenzo e Bento 

Lorenzo finalmente consegue encantar Letícia. A professorinha fragilizada por ter sido vítima de racismo em uma seleção do concurso para ser professora, após a vitória do concurso após reivindicação, ficou tão feliz que aceitou namorar o melhor amigo, sem saber que o marido, está vivo, na Itália, escondido, com vergonha, após perder os movimentos da perna. 

Mas por milagre, os movimentos da perna de Bento está voltando. E ele decide voltar ao Brasil. 

Antes eu realmente era contra o que Lorenzo estava fazendo. Mas vi que ele, por mais que tivesse inveja do amor de seu melhor amigo Bento não fez nada de mais a não ser tentar fugir desse sentimento. 

Bento que foi atrás dele na guerra. Que pediu pra ele mentir sobre ter morrido. 

Agora ele tem que evitar ser feliz ao lado da única mulher que ele gostava, mesmo o amigo não querendo. Achei uma injustiça que a novela queira tratar ele como errado. 

Será que o errado é atitude ou o sentimento?

Emília e Cipriano

Nesses últimos capítulos vistos por mim a história de Cipriano e Emília focou mais nos sentimentos do pobre marido humilde e traído.

Cenas fortes e cheio de emoção são fabricados por Gaby Amarantos e Cláudio Gabriel. Eles estão dando um show.  

Podia-se dizer que Emília estava certa em lutar pelo sonho de ser cantara. E o marido estava errado em aceitar a vida simples. Mas Emília fazia coisas errada tendo um amante e enganando as pessoas junto com ele no cassino. 

Fora que Cipriano, apesar de seu último diálogo, que se dignificava a ficar parado na situação que estava, lutava pra dar uma vida melhor para sua esposa. Dava o vestido que queria e lutava pra levar ela pra sair pra lugares que era do nível que ele podia pagar. 

E quando Emília casou com ele, não sabia que o homem era mais humilde? 

Me senti representado pelos pensamentos de Cipriano, no ponto dele querer lutar pra vencer, passo por passo e não passando em cima dos outros como sua esposa. Graças a Deus minha esposa tem um pensamento como eu e Cipriano. Conseguimos tudo na garra e na luta. Apesar de algumas vezes realmente gerar uma revolta com preço alto que nossos sonhos precisam ter.

Já a história de Cipriano tem uma outra página que estou gostando também. Giovanna. 

Giovanna passa a cuidar de Cipriano em tudo que sua esposa por estar ocupada demais não pode suster, dando aquela digna frase um bom sentido. Quem não dá assistência perde pra concorrência.  

Nessa história eles estão dando ênfase nesse ensinamento de forma muito boa. 

Vejo sim um ensinamento cru nessa novela de forma que fica bem longe de julgar o mau com o mau seja errado. 
Esse papo de todo mau tem sua redimissão está bem longe. 

Abrindo excessão para Matias, que como falei lá atrás, tem sua redimissão, nas palavras de Leônidas, por ser louco não faz as coisas por mau. 

Mas tenho a esperança que seu castigo, tomara, terrível, venha no final da novela. Não o perdôo não. 

Nota: 4,5 ⭐ 




 

Comentários