O fim de verão - Rosamund Pilcher


 Resumo

No livro O último verão temos a história de Jane, menina que mora com o pai, mas que vai morar com a avó, no interior, quando ela lhe envia um advogado para saber o porquê não respondia suas cartas. No caso era porque seu pai não lhe entregava. 

Na propriedade da avó, Jane reencontra seu primo, que ela tanta amou na infância. Que estava tirando férias. 

Mas aos pouco Jane vai se desiludindo desse amor do passado pelo primo, vendo que ele se transformou em uma pessoa completamente diferente do que ela se lembrava. 

Por fim em suas descobertas, após um pedido de casamento de seu primo, muito fora de hora, e desesperado, Jane descobre que ele queria se casar era para herdar a propriedade da avó e pagar suas dúvidas. 

Fora ter uma moça que engravidou dele e se matou. 

Seu primo após ser recusado fica revoltado e dirige em alta velocidade com Jane do lado. Ela decide sair do carro, no sinaleiro, antes de chegar ao destino e após ela sair, o carro dele bate matando o primo. 

Jane decide se casar é com o advogado da avó,  que ajudou em tantos momentos difíceis durante a história. 

Resenha 

A história de Rosamunde Pilcher vem mais trabalhada no desenlace de Jane com seu primo. Como ela finalmente  se libertou dele e pode ter uma vida nova ao lado do advogado. 

Sinto que a história por isso acabou não tento tanto romance assim. 

Tantas descrições também acabaram sendo cansativas.  Parece que queriam apresentar a localidade de forma tão clara que esqueceram grande parte da história. Poderia ter mais diálogos no lugar. 

A mocinha sabia resolver tudo de forma centrada e sem desespero, mesmo quando teve situações desesperadoras. Acho que isso demonstrou força. 
Mas era irritante quantas pistas que teve que seu primo não era boa pessoa e ela continuava a pensar em como seria sua vida de casada. 

Acho que ela idealizou ele de tal forma que não conseguia ver a realidade. Esse foi o contexto da história. A desestruturação aos poucos dessa imagem que ela tinha. 

Achei muito errado a autora colocar como algo genético o traço de mau caratismo. Custo a crer que é essa ideia mesmo que passa no livro. Prefiro acreditar que ficou subintendido que foi pela criação da família Bailey que isso acontecia. 

O final foi bonito. Mas poderia ter mais momentos entre ela e o advogado. Acho que foi pouco. Mas não acho que o romance tórrido fosse o ponto que a autora queria colocar como central. 

Nota: ⭐⭐⭐

Comentários