Estórias de Crimes e do Detetive Waldir Lopes - W. Bariani Ortêncio


 O triângulo 

Resumo


Raul recebe a visita de ex-amigos que armavam um roubo na loja de jóias que ele trabalhava e que iria prejudica-lo muito com a família e no emprego.

 Para se livrar do crime ele arma matar os comparsas envenenados após o roubo ficando com todo o lucro do roubo e sem perigo de ser novamente ameaçado depois. 

Responsável por trazer o lanche para os bandidos que estavam isolados em um apertamento, coloca veneno na comida. 

Mas os bandidos também estavam armando para ele. E o tacam no elevador estragado do prédio aonde estavam, o matando. 

Resenha 

Eu estava na dúvida se o livro era um livro de contos ou não. Pensei que estava entrelaçadas as histórias. 

Mas todos tem o mesmo sentido. Que são crimes que dão errados. 

Nesse o desfecho realmente não é melhor. 
Mas o sentimento do personagem protagonista de proteger sua família e se ver obrigado a matar por ele e seu novo estilo de vida é algo compreensível. 

Mas acho que o sentido do final é que ele, mesmo tendo o sentimento de sobrevivência não diferenciava nada de seus ex-colegas bandidos.

O que diferencia o mau caratismo? 

Nota : 2,5⭐

A ratoeira 

Um grupo de assaltantes tinha cofres dificílimos de se abrir. Que só Jesus, nome do especialista, disfarçado de idoso conseguiria abrir. Só que ele era cego. E o bandido chefe conseguiu óculos expecificos para ele conseguir abrir os cofres.

Mas na hora de sair o chefe deixa cair os óculos de Jesus. E ele pensa que mesmo assim poderia se livrar. Mas para sair teriam que reabrir os cofres e o chefe não sabia. 

Nota: 2,3⭐

Château Lafite Rotschild - 1946

Esse conto é de um patrão que quer presentear o gerente que sempre o ajudou. Mas o gerente parece que abusa no presente escolhido. Um vinho caríssimo que o gerente tinha como hobie ser especialista.

Para comemorar a compra do vinho pera ser degustado e extravasado o patrão e o gerente decide ser na festa de Natal da empresa.

E de uma hora, antes de todos tomarem o tal vinho que o gerente tratava com tanto cuidado, o chefe decide usar para batizar um navio da empresa. 

E ao quebrar a garrafa tão cara o gerente morre do coração. 

Não entendi realmente o sentido da história. Acho que realmente era o abuso do funcionário diante do oferecimento do patrão. 

Mas não vi algo tão recriminatório em sua atitude para receber um desfecho tão trágico. 

Nota: ⭐⭐

Crime de Consciência 

Antônio nunca pensou em se casar quando veio para o Brasil. Mas Candida era herdeira de uma grande herança. 

E a vida fácil o fez aceitar se casar com ela.  Mas seus planos era se separar depois de uns cinco anos e voltar para o país de origem. 

Mas o amor de Candida prejudicou esses planos. E se separar iria ficar caro. 

Então seus planos foi viajar para aonde a mulher queria tanto. Cataratas do Iguaçu que acontecia muito acidente e empurra-la. 

Nem saber que a mulher tinha engravidado o fez se afastar de seus planos. 

Mas vê-la na viagem e feliz o fez repensar seus planos. E começar a querer usar seu dinheiro com a esposa, em viagens como ela queria e não só guarda-lo. 

Mas em um acidente realmente a mulher morreu. 

E a polícia foi atrás de Antônio. Porque de tão murrinha que era, não comprou a passagem de volta da esposa. Só dele. Deixando claro para a polícia seus planos maquiavélicos.  

Acho que essa história foi a que mais gostei e completa.  Com um final surpreendente e um desfecho triste e dramático. 

Nota : 4,2⭐

Comentários