Os Goonies (Livro)

 

Título: Os Goonies 
Autor: James Kahn
Inspirado no filme criado por: Steven Spielberg 
                                                       Chris Columbus
Páginas: 237
Data da publicação: 1985
Editora: Darkside
País de origem: EUA

Resumo 

O livro inspirado no filme produzido por Steven Spielberg e Chris Columbus conta a história de Mikey e sua turma chamada Goonies que estão perdendo as casa para imobiliária que queria fazer um campo de golfe no lugar. 

E acabam achando um mapa do tesouro no sótão deles guardados de um Museo que o pai de Mickey trabalhava. 

Seguindo o mapa eles se deparam no meio do caminho com uma família de bandidos que estavam em fuga no local aonde o "X" do mapa indicava. 

Mama e seus dois filhos bandidos escondiam também seu irmão com deficiência preso em um quarto algemado. 

Quando ficam sabendo do tesouro escondido no esconderijo deles, os bandidos resolvem ir atrás dos jovens. 

Enfrentando os perigos e armadilhas deixados pelo pirata Willy Caolho, os Gonnies entram no subsolo do esconderijo dos bandidos e desbravando uma gruta eles encontram o tal tesouro. 

Mas eles tem que enfrentar os bandidos. Mas com ajuda de Sloth, o irmão que foi solto e cuidado com carinho por Gordo, um dos Gonnies, eles vencem os bandidos e conseguem sair da caverna. 

Eles pagam as dividas com o tesouro e não tem que vender as casas e destruir a união que tanto amavam.




Resenha

Quando comprei o livro os Gonnies foi realmente por ser muito fã do filme que passava o tempo todo da Sessão da Tarde. 

Gostava muito daquela aventura louca de pirata dos jovens Goonies. 

Mas custei pegar o livro pra ler porque as cenas estavam bem frescas na minha memória. Acho que sempre vão estar. E ler  o livro foi como realmente estar revendo o filme pela quinquagésima vez. 

Mas, mesmo ser uma reprise, não tira o tanto que a o roteiro é bom, engraçado e nos faz ter aquele sentimento de nostalgia da nossa infância. 

Tenho a sorte de ter tido uma turminha daquelas. E tivemos muitas aventuras na chácara do meu avô Sebastião. 


Imaginar também a história com outros atores e totalmente com um aspecto de cenas mais realistas ajudou a deixar o livro melhor. E imaginar um rebolt do filme ia ser muito bom. 

O que prejudicou é porque o escritor deixou muita coisa no ar na descrição das cenas. O livro ficaria bem grande se caso tivesse. Mas muita coisa foi prejudicada. Talvez porque os relatos serem em primeira pessoa o autor quis deixar os pensamentos de Mikey ficarem mais claros do que a cena em si. 





Acho que o processo de crescimento dos Gonnies durante o  livro me lembrou muito o livro de King, a Coisa. 

É algo que gosto de relembrar, como foi meu  processo de crescimento.  O que foi meu estralar de dedos que me fez ser adulto. E qual vai ser dos meus filhos. 

Quero ler mais livros dessa época referente a grupos de jovens dessa época dos anos oitenta, que nos trás a uma fase que só teremos nos livros refente a essa liberdade de ter as aventuras e a procura dela também. 

Nota: 4,2⭐




Comentários