Título: O bicho da Seda
Título original: The Silkworm
Segundo Volume da Série: Cormoran Strike
Da Autora J. K. Rowling com o pseudônimo Robert Galbraith
522 páginas
Editor Rocco
Publicado em 19 de junho de 2014
País de origem: Reino Unido
Gênero: Policial Investigativo
Resumo
Strike e Robin
Ainda ovacionado pela fama do primeiro mistério resolvido da modelo Lula Landry, Strike se vê com muitos casos para resolver e resolver sua vida financeira.
Agora alugando um apartamento em cima de seu escritório e podendo pagar um curso investigativo para Robin. Mas aceita o caso da esposa de um escritor famoso por ter péssimos livros, e que cuida sozinha da filha com deficiência intelectual enquanto o marido impulsivo sumiu mais uma vez após escrever um romance polêmico e nenhuma editora aceitar.
Robin tem que lidar com o ciúmes obsessivo de Mathew após ele perder a mãe. Mas ela bate de frente com ele para seguir a carreira de investigadora por amor e não por conquista social ou financeira.
O caso
Leonora Quine vai atrás de Strike após seu marido sumir mais uma vez.
Owen Quine é um escritor que é famoso por ter livros polêmicos. Usando metáforas sexuais para contar segredos de pessoas famosas que ele sabe por frequentar o meio.
Mas seu último livro foi longe demais trazendo átona a homossexualidade enrustida de um artista, traições, vulnerabilidade da própria esposa, as fraquezas do passado de uma amiga trans, e falta de qualidade artística da amante.
Só que após ser negado a publicação de seu livro pela única editora possível, Elizabeth Tassel, Owen desaparece, deixando sua esposa Leonora desesperada.
Leonora cuidava de Orlando, filha deles, e era vítima constante das irresponsabilidades do marido do mundo da mídia famosa dos escritores e editora.
E desaparecer a leva a não chamar mais a polícia, mas contratar o investigador Strike para encontra-lo.
E ele acaba o encontrando na mansão que herdou de um amigo que morreu pelas consequências da baixa imunidade do HIV.
Esse amigo, deixou sua mansão para ele e para outro amigo autor Michael Fancourt.
Eles eram brigados a tempos, pois Michael julga que Owen escreveu uma crítica a um livro de sua esposa que a levou ao suicidio.
E em uma tentativa de uni-los, o amigo, Joseph North, deixou de herança para os ex-amigos a mansão que os unia.
Mas a mansão serviu para ser o cenário da morte terrível de Owen Quine.
Strike encontra na casa, que estava fechada a tempos, o corpo de Owen nos mesmos traços macabros que finaliza a vida do protagonista do livro que ele tentava publicar.
Então Strike tinha mais um crime para investigar.
O crime
Na verdade quem escreveu a crítica que levou a esposa de Michael Fancourt a morte foi a editora de Owen, Elizabeth Tessel.
Owen descobre que foi ela e a chantageia para não perder o escritor de maior sucesso, Michael.
Durante muito tempo ela foi chantageada por Owen por dinheiro e por publicar os livros dele de muito mau gosto.
Mas quando o último iria sair ela tem brilhante ideia de publicar um outro livro no lugar. Um que ia prejudica-lo de tal forma que iria destrui-lo no mundo editorial.
Só que ela já estava tão louca de raiva de Owen que o mata nos traços que o seu livro tinha e ainda colocava a culpa nas amantes de Owen.
Mas o gás que corroeria as provas contra ela infecta a sua garganta a deixando com uma forte tosse.
A descrição do livro que Owen fazia a seus familiares e pessoas próximas não pareciam em nada o livro realmente achado por todos.
Strike e Robin desmascara a editora em um jantar a levando para uma armadilha.
Ela tenta fugir em um táxi, que era dirigido por Robin. A leva a ter um acidente ao ser reconhecida pro Liz.
Mas no fim a editora acaba presa.
Resenha
O livro, sendo o segundo da série investigativa da criadora de Harry Potter continua a me fascinar, trazendo aquele suspense de saber quem é o assassino.
Achei que esse segundo livro foi mais enrolado a tramóia, sendo mais desenvolvido só no final, com a explicação se Strike.
Mas sempre estando na minha cara.
Cheguei a mencionar com um colega que a forma de retirar a seda do bicho da seda estava errada.
E que estava muito estranho Owen falar tão bem de seu livro e no fim o livro ser só uma metáforica revista de fofoca.
Foi surpreendente mas tive aquele sentimento que se eu prestasse atenção de verdade desconfiaria da algoz.
Esse livro trás isso. A gente se sente meio investigador junto com Strike e Robin.
E o que mais me faz gostar do livro. É um amais que tem, além do gosto de propriamente o lê-lo.
O roteiro da investigação é um pouco lento. Fica meio repetitivo indo a casa de alguém, indo em um restaurante. Se não imaginarmos as descobertas e tramóias que aconteceu no assassinato a história ia ficar muito parada. Seriam as mesmas cenas.
Mas a favor tem a trama do casamento da ex-noiva se Strike que faz a história se tornar uma digna música sofrência sertaneja. Muito bom.
E Robin com o noivo dela. Todos estão pegando de ranso dele?
E Strike e Robin? Posso shippar ou a diferença de idade deles é muito grande?
Veremos nos outros livros.
Tem na história o grande problematização que a aparição de Pippa Midgley. Ela é a personagem trans que J. K. Rowling dá de exemplo porque não é transfobica ao ficar do lado da funcionária que perdeu o emprego ao ser transfobica com uma cliente.
Após a defesa de J. K. Rowling a funcionária constantes ataques a autora vem acontecendo fazendo com que ela cria uma figura contra o movimento lgbt.
Seu posicionamento também não ajudou após o acontecido, já que ela pegou a bandeira, do direito de poder dar sua opinião contrária a alguns direitos que os transexuais passaram a ter, definindo a si mesmo como bem entenderem.
Acho que o problema de J.K. é que ela usa frases de efeito agressivas e acaba não se permitir ter o direito de pedir desculpas piorando cada vez mais a situação.
Mas o que venho defender nesse momento da minha resenha é meu direito de estar completamente contrário a ideia dela e mesmo assim poder ler suas obras com consciência tranquila.
Será que ler suas obras é encorajar mais pessoas a dar suas opiniões de forma contrária a que eu julgo correta a certo tema?
Acho que não.
Já que suas obras até agora são a favor de todo direito lgbt que julgo estar certo, que é o direito igual.
Temos uma pequena personagem em sua obra que representa as pessoas trans? Tem.
Maior representatividade que outras criadores mostram em suas mídias.
Está certo, que se fossemos ao fundo, veríamos uma necessidade dela como reflexo de mostrar o mundo perturbado de que o autor Owen Quine mostra, chocando a todos dizendo: "Não sou uma autora só infanto-juvenil Harry Potter. Também sei ser loucona!!!" Definindo assim como o papel do trans nessa história como parte perturbadora? Poderia!
Mas vamos pensar positivo e ver que J. K. queria apenas ser representativa.
E vinhemos por esse outro ramo da história que choca.
A autora de Harry Potter escreveu o livro perturbador que teoricamente foi Owen que escreveu, Bombyx Mori, e que não verdade foi Elizabeth Tessel.
Será que onde termina a mente do personagem e aonde começa a mente do autor?
Foi J.K. que escreveu Bombyx Mori. A mesma que lida com crianças do mundo todo em Harry Potter.
A perversão que contem naquela páginas foram paralelas a escrever um mundo lindo de faz de conta e magia que encantou o mundo todo.
Todos temos uma J.K. e um Robert Galbraith?
Acho que o segredo é estar bem dividido, definidos e estruturados esses muros de J.K. e Robert Galbraith.
E meu lado Robert Galbraith gostaria de ler o manuscrito de Bombyx Mori.
O final do livro li em um mau momento. Mas o desmascaramento de Liz foi muito corrido. Deveria ter sido no meio do jantar no restaurante de todos na editora. Deveria ser mais claramente planejado.
A sua perseguição, com Robin, foi emocionante. Robin é uma fofa até correndo perigo de vida. Me identifico muito com ela e sua tentativa sempre se fazer a coisa certa e correr atrás do que gosta, mesmo indo contra o que as pessoas que ela ama gosta.
Vejo muito de Holly de Stephen King nela.
Foi um segundo livro bem diferente do outro. Ponto positivo. E que me levou por outros caminhos para uma investigação. Fico com medo do tema ficar repetitivo. Mas isso não vem acontecendo. Estou cada vez gostando mais. Vou continuar o resto da série.
Nota: 4,5⭐

Comentários
Postar um comentário