Vocação para o mal - J. K. Rowling como Robert Galbraith


 Título: Vocação para o mal

Título original: Career of Evil ( Carreira do mal)

3° livro da série Cormoran Strike 

Escrito por J.K. Rowling pelo pseudônimo Robert Galbraith 

Foi publicado no Reino Unido em 20 de outubro de 2015 e no Brasil pela editora Rocco em 18 de novembro de 2016. 

Páginas 676. 


Resumo

O crime 

Um braço enviado pelos correios a parceira de Cormoran Striker, Robin Ellacott, ao escritório investigativo dos dois faz com que Striker repense os perigos que está colocando sua colega, e reveja os possíveis suspeitos para estar matando jovens no Reino Unido, para incrimina-lo e colocar sua agência de investigação em crise. 

Os suspeitos 

 Ele revive seu passado com a mãe relembrando de um padrasto, Jeff Whittaker, que pode ter matado ela de overdose. E que agora faz uma outra  jovem como vítima de uma submissa paixão.

Outro suspeito é Noel Brockbank, que Striker ajudou a ser expulso do exército por abusar de sua enteada. E Robin para fazer com que ele não repetisse o crime com outra enteada não tem medo de entrar na casa dele e enfrenta-lo. O que gera a ira de Strike e a demite como colega. 

 O terceiro suspeito do crime era Donald Laing. Striker ajudou a prender Laing após ele torturar sua ex-esposa com requintes de crueldades. Mas ele conseguiu fugir se escondendo por meio de disfarces e nomes falsos. 

Incluindo sendo esposo da irmã de uma das vítimas. 

Kelsey Platt

Kelsey é uma adolescente que vai morar com a irmã após os pais e tinha uma extrema obsessão em arrancar a própria perna. Ela tinha uma doença psicólogica grave que só se sentiria bem se estivesse em um corpo deficiente. 

E o marido da sua irmã, Ray Williams, ou melhor Donald Laing, disfarçado, a encantou e a fez se ligar com a figura de Striker a fazendo acreditar que Striker era como ela, e que ele arrancou a própria perna. 

Laing


Mas tudo isso era um plano malvado e psicótico de Laing para se vingar de Striker. 

Ele mata a enteada e a envia a perna de sua vítima a Secretaria, que era como Laing chamava Robin. 

Ele passa a persegui-la. Usando a insegurança dela também como uma forma de vingança contra o investigador. E passando a pegar gosto por matar jovens por Londres se tornando conhecido com Jack Estripador de Londres. 

Robin é o casamento

Robin enquanto ajudava Striker a investigar os três suspeitos estavam atualmente, tem seu noivado interrompido com Matthew, quando descobre uma traição dele no passado. E no seu momento mais frágil. 

Robin revela nesse volume, a Striker, que na época de faculdade foi atacada por um estrupador.

Ela conseguiu pegar o máximo de pistas possível para pegar o seu algoz. Mas desenvolveu agorafobia, difícutando sua relação com Matthew e dando espaço pra ele trai-la. 

Mas Robin acaba o perdoando quando sua fragilidade no serviço por estar frágil por ser demitida e não ser reconhecida como verdadeira parceira de Striker ficam mais latentes. E  também  acaba perdoando para manter a relação com o noivo por medo de os sentimentos dela por Striker estar se transformando mais do que de patrão para funcionário. 

Resolução do crime

Quando Strike vai visitar a casa da irmã de Kelsey, e vê que a foto que dava o álibi a Ray Williams tinha uma espécie de flor que dava só em uma época específica do ano, ela percebe que o casal mentia. 

Ele percebe que Donald Laing usava o remédio para Acnes da irmã da esposa para causar efeitos colaterais e mudanças em sua fisionomia. 

E com isso reconheceu ser o homem que a tempos atrás tinha tirado do exército. 

Ele vai até o apartamento em que o homem guardava as lembranças macabras das suas vítimas e depois de um ataque do algoz se revelando ser o Donald Laing, ele o prende com ajuda de seu amigo, Shanker. 

No fim Strike apenas deseja viajar com Shanker para ver o casamento de Robin. 


Resenha 

O terceiro volume da série investigativa criada pela autor J.K. Rowling pelo pseudônimo de Robert Galbraith nos trás a temática das três formas que um homem pode se tornar uma ameaça, um nêmesis, na vida de uma mulher. 

Cada suspeito representava um de uma forma diferente. E que acho que Robin,  mais do que ninguém teve que enfrentar. 

Sem saber que ela está enfrentando essa imagem do homem/ameaça de sua forma mais perigosa na forma do relacionamento tóxico que é Matthew. 

Ele está destruindo pouco a pouco quem ela é. Usando sua imagem de estátus de noivo, para julga-la e fazê-la acreditar que ela é menos do que é. E que merece só aquilo. E não a vida de investigadora que ela tanto merecia. 

Acho que J.K. está usando Cormoran Strike como válvula de escape para todas suas frustrações sobre a imagem desse nêmesis que ela sempre teve em relação aos homens. 

Ela seria Robin? 

A parte romântica da história me envolveu muito durante a investigação criminal. Eu fiquei o tempo todo que algo a mais aconteça entre Strike e Robin. E mesmo não acontecendo, não é frustrante porque sei que a autora continua escrevendo o livro. Mas espero que esse romance ande. Porque tenho medo de cansar se ele não andar como deve andar. Pode ser passos curtos, mas tem que existir esses passos. 

A J.K. escreve muito bem misturando esse crú com o "nos faça sonhar". Ela fazia em Harry Potter e faz para nós adultos agora com Cormoran Strike. 

Teve cenas muito pesadas e tristes. 

Robin narrando seu ataque para Strike de forma tão forte nunca vou esquecer. Porque á tínhamos como princesinha, e doce, e amável, e nunca imaginariamos sua força pra enfrentar algo tão terrível de forma tão centrada para poder pegar o inimigo. 

E a cena dela indo a casa de Alyssa e a contestando para contar que o marido é abusador. E as filhas contando para Alyssa que Robin estava certa. 

São cenas muito fortes e reais. 

Mas realmente o que eu estava esperando era a cena do casamento de Robin. 

Eu já deduzira que ela ia perdoar o Matthew e ia se casar. Mas quando Strike foi até o casamento eu jurava que mais alguma coisa ia acontecer. 

Mas não. Mas como falei. Está tudo bem. Tem mais um bilhão de livros pela frente. 

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐





Comentários