Título: Caramelo
Roteiristas: Diego Freitas, Carolina Castro
Diretor: Diego Freitas
Filme lançado em 8 de outubro de 2025 na Netflix
Resumo
Pedro é subchefe de um restaurante chique e recebe uma promoção quando um cachorrinho caramelo entra escondido e destrói toda a cozinha. O chefe, irritado, se demite, e graças a isso Pedro assume o cargo de chef principal.
Como forma de agradecimento, Pedro adota o cachorro, que chama de Caramelo. Porém, um grave problema de saúde atrapalha sua felicidade: ele está com um tumor na cabeça.
Apaixonando-se por Camila, uma garota que trabalha em uma casa de adestramento, e fazendo amizade com Leo, um colega de quimioterapia, Pedro enfrenta os desafios da doença e os efeitos colaterais do tratamento, como a perda do olfato e do cabelo. Ele também precisa vencer o medo de contar para a mãe sobre essa doença tão terrível.
Uma cirurgia perigosa para a retirada do tumor e a morte de Leo, seu melhor amigo, devido ao agravamento da doença, fazem Pedro repensar sua forma de ver a vida.
Ele acaba saindo do restaurante, função que tanto amava, porque não conseguia mais sentir o cheiro dos alimentos e sofria constantes desmaios.
Pedro então abre uma food truck de coxinhas, que serviam tanto para humanos quanto para cachorros, e ajuda a namorada, que quase perdeu a casa de adestramento por questões financeiras.
Um desmaio coloca tudo em risco novamente, causando um incêndio. Mas Caramelo o salva.
A cirurgia é feita às pressas. Pedro sobrevive e vive uma vida feliz ao lado de Camila, sua namorada veterinária, e de Caramelo.
Resenha
Quando vimos o tema do cachorrinho Caramelo anunciado pela Netflix, eu e meus filhos já marcamos na hora para assistir ao filme. Tendo ainda o ator Rafael Vitti, que nos conquistou na novela Além da Ilusão, tinha tudo para ser maravilhoso.
Aguardamos ansiosos a chegada do filme. Quando os trailers e anúncios começaram a sair, percebi que teria um tema mais pesado do que uma simples história de adoção de cachorros.
Tendo casos de câncer na família e no meu emprego, coincidentemente na mesma época, eu sabia que ver esse filme não seria fácil.
Mas o filme foi tratado com tanta delicadeza e sabedoria que se tornou um grande ensinamento para meus filhos. Eles puderam ver cenas que eu já havia desabafado com eles: crianças em quimioterapia, sintomas terríveis do tratamento, e como tudo pode ser encarado com mais calma e coragem.
Me emocionei muito com a cena em que Pedro tem dificuldade de contar para a mãe sobre a doença. Às vezes, quando crescemos, não queremos demonstrar fraqueza para nossos pais. É como se estivéssemos assumindo uma derrota diante deles.
Mas precisei reconhecer que isso não é real. Quando assumimos nossas fraquezas e pedimos ajuda aos nossos pais, estamos apenas sendo humanos. O filme mostra isso, e eu me vi muito em Pedro.
Eu não tenho câncer, como ele, mas por ter Doença de Still, uma doença reumática, é muito difícil assumir para meus pais que estou sentindo dor ou sintomas fortes. Não é algo lógico. Parece que estou falhando. Sei que não é minha culpa estar doente, mas me sinto como se tivesse feito algo errado. É muito difícil admitir isso.
Talvez porque eu queria ser forte. Queria ser saudável. Queria ser um homem que pudesse carregar peso sem sentir dores fortíssimas, ou um cansaço fora do normal. E isso é vergonhoso.
Mas o filme traz algo que também aprendi: viver um dia de cada vez.
Tanto para lidar com essa doença reumática, que às vezes me impede de fazer certas coisas, quanto por conviver com pessoas queridas que também enfrentam doenças no trabalho e na família.
Passo a passo.
O final foi lindo e emocionante. Pensamos que seria um final padrão, com o cachorro ou o dono morrendo. Mas tivemos o salvamento de Pedro por Caramelo. Foi de ficar com o coração na garganta quando ele atravessou a rodovia.
Rafael Vitti deu um verdadeiro show nas cenas engraçadas e dramáticas. Nos conquistou mais uma vez.
O filme trouxe emoções de todos os níveis. Soube equilibrar momentos que agradaram tanto a mim quanto aos meus filhos, no ponto certo, sem cansar ninguém. Teve uma ceninha que precisei pular.
Mas, no geral, é um filme para agradar a todos.
Nota: ⭐⭐⭐⭐
.jpg)
Comentários
Postar um comentário