Indiana Jones e os caçadores da arca perdida

 



Indiana Jones é um explorador de relíquias antigas e professor universitário que sempre quando encontra uma relíquia seu arqui inimigo um também explorador de relíquias antigas o roubava. 

Dessa vez Indiana é contratado para achar as arcas perdidas da Bíblia. E sua amiga Marion está com um o colar que indicaria aonde estaria enterrada essa arca. 

Só que ao chegar lá seu arqui inimigo já está atrás dela. Após a fuga de um ataque incrível Indiana foge com Marion e o colar indo atrás da arca. Só que o vilão consegue a localização da arca também pois tinha agarrado o colar quando estava em chamas deixando a marca em suas mãos. 

Só que o vilão por erro da marca começa a escavar no lugar errado. Indiana sabe o certo. Mas após achar a arca o vilão aparece com seus capangas e rouba a arca de Indiana de novo. 

Mas com ajuda de Marion ele consegue tomar de novo a arca e fugir com ela. 

Mas quando já estavam fugindo de navio da região os vilões interceptam Indiana novamente pegando arca. E para a surpresa de todos o vilão não iria levar para universidade nenhuma. Iria abrir a arca em um ritual acreditando que o objeto realmente tinha um poder sagrado. 

E tinha. Os espíritos saem da arca e matam todos os vilões. Menos Indiana e Marion que mantem os olhos fechados. 

Indiana entrega a arca para a universidade, que entrega para o governo para se protegerem desse  misterioso poder. 


Achei o filme sem necessidade de atuação nenhuma. Nenhuma cena forte e nem expressiva. Nem mesmo quando Indiana acha que Marion morreu. Mas acho que essa era a ideia do papel de Indiana. O macho fodão que não sente nada. Só bebe para demonstrar que está sofrendo. Mas tanto Harrison Ford e Karen Allen são muito bonitos. Chamam atenção pela sua beleza e não pela tamanha atuação. Deixa os Oscars para filmes que os deixem feios. Se bem que Harrison Ford ganhou Oscar cinco anos depois por seu papel em A testemunha. 

As cenas de aventura e ação são muito bem boladas, isso com os poucos recursos que a época tinha. O filme foi feito em 1981. As acrobacias e as técnicas de filmagens são legais. A cena da perseguição da arca de caminhão no final é muito boa, mentirosa, mas boa. Que roupa resistente é aquela do Indiana que não rasga nem sendo arrastado pelo cascalho?

A trilha sonora instrumental também é outro ponto forte do filme. Vemos como é trabalhado bem cada nuance da música para deixarmos entretidos mesmo quando não estamos. É quase uma hipinose para deixar o filme bom. 

Foi um filme divertido. E deixou meus filhos entretidos do começo ao fim. Tem as cenas fortes e bem macabras de cabeças derretendo e muito sangue explícito. Mas é tão mau feito e trash que eles nem ficaram com medo. 

As cenas de cobras e aranhas são de arrepiar. 


 Nota 6.5



Comentários