Sombras de um segredo - Berenice Germano / Irmã Vitória


Resumo 

Em meio a época das cruzadas, Don Fernão passa a perseguir um pai e uma filha, Jacó e Raquel, simples moradores pobres da região por um vingança misteriosa, acusando-os de bruxaria por todas as casas da vila terem pegado fogo, menos a deles. 

A vingança se estende para os donos do lugar, Dom Felipe vivem a mercê desse homem terrível que invejava e planejava vingança contra eles também. 

Perseguindo Jacó e Raquel e fazendo maldade contra quem tentava ajudá-los eles são vítimas de infortúnios até que Raquel chega a um convento de freiras e consegue se abrigar adotando o nome de irmã Rosário. 

Os filhos de Dom Felipe querendo saber de tanto ódio de Dom Fernão contra sua casa logo descobre o terrível segredo. 

Raquel na verdade era filha de sua mãe, e Dom Fernão, que em um viagem de Dom Felipe invadiu o quarto dela e abusou dela. Como mulher naquela época não tinha vez, ela teve o bebê e doou para o casal de funcionários. 

Mas o segredo não estava só aí. 

Dom Fernão perseguiu Raquel até o convento e ameaçando a vida das amigas freiras fez Raquel ou Rosário se matar para protege-las. 

Dom Fernão para completar sua vingança misteriosa volta ao castelo para denunciar Constância a dom Felipe. 

A morte armada também do primogênito da família já vem com uma tristeza. O segundo filho também morre por vítima de armações do terrível inimigo. 

E para finalizar sua vingança dom Fernão finalmente conta ao casal o porquê de tanta irá. 

Dom Felipe invadiu a casa de um mouro, Dom Fernão, matou seu pai e irmãos, estrupou sua esposa e a matou e engravidou sua irmã mais nova. 

Dom Fernão por ter desmaiado e todos os julgando morto sobreviveu e jurou vingança se embrenhando no exército cristão e conquistando a confiança de Dom Felipe e conquistando sua vingança. 

Para finalizar ele ainda sequestra o filho caçula do casal e o vendedor como escravo. 

Dom Felipe para se redimir com a esposa, corre atrás do único filho perdido e o salva. 

A família se reestrutura diante do filho mais novo e de novos pensamentos e novas formas de pensar. 

Dom Fernão morre na cama paralisado com derrame e sabendo que Dom Felipe reconstruiu a vida sem ele poder se vingar novamente. 

Opinião 

O livro espírita psicografado por Berenice Germano pelo espírito da Irmã Vitória conta em um enredo muito bom sobre a perseguição e vingança de Dom Fernão. Sua cegueira diante da tal vingança é totalmente justa explicada no fim da história. E a forma e a hora que foi mostrada foi muito boa. 

Defeitos na escrita foram para mim a repetição enorme de nomes de personagens que, se eu não tivesse fazendo anotações, iria ficar confuso de decorar quem é quem. 

A maldade constante e repetitivos com os outros personagens também era algo difícil na história. Primeiro com as pessoas que ajudavam Jacó e Raquel e depois com os próprios protagonistas. 

Sei que os dogmas espíritas falam que o sofrimento é algo necessário para o aprendizado aqui na Terra. Mas tanto sofrimento sendo exigido aqui na Terra comparará a tantas bençãos no além? Pergunto sem medo de ser blasfemico. 

A falta de romance também me deixou com uma falta de dosagem nessa história. Talvez eu que esteja com falta de glicose no sangue, precisando de um pouco de açúcar. 

O livro não era sobre isso. Mas um temperinho as vezes faz bem. Se bem que essa é uma história teoricamente verídica.  

Em alguns momentos importantes da história senti a autora rasa. Deveria ter contado mais detalhado o passado dos personagens e não um resumão rápido como foi feito. Queria ver a cena. Não teve isso em muitos momentos. 

Mas o dogma de perdoar e aquela bela frase que a Vingança nunca é plena, mata alma e a envenena veio a calhar como resumo rápido dessa história. 

Mas até onde vai a não aceitação da vingança. Ver coisas horríveis como Dom Fernão viu é algo que destrói a mente do ser humano não só espiritualmente mas fisicamente também. E achei tão fácil a remissão dos pecados de Dom Felipe.

É só dizer "Foi mau" e você está no céu?

A forma que foi revelado o misterioso segredo que dá novo ao livro foi muito bom. Realmente eu não desconfiava que a vingança terrível era por isso.

Levamos o livro todo julgando a maldade do vilão como sendo algo de vilão de Disney, mas quando descobrimos o porquê damos, ou eu dei, até razão para o terrível vilão. 

Achei ele o único mais cheio de camadas e que não fosse tão superficial, demonstrando que ele não é só perfeitinho o tempo todo. 

É um livro muito fácil de ler. Com muitos personagens para poucas páginas. Finalizou bem. Mas acho que estou sendo mais intransigente diante de vários dogmas religiosos diante da exigência da perfeição para você merecer ter uma benção. Isso me irrita em muitos pontos. Englobando todas as religiões. 

Não imagino que Jesus queria passar isso pra gente. 

 
Nota: ⭐⭐

Comentários