A casa das orquídeas - Lucinda Riley

 


Resumo 

Julia Forrest perde seu marido e seu pequeno filhinho em um triste acidente de carro enquanto participava de um recital de piano. Para recuperar do luto sai da França para viver perto da irmã na Inglaterra e descobre ao se apaixonar pelo herdeiro da família que a família trabalhou a vida toda em uma mansão, que segredos do passado daquela família a envolvia, quando na venda de garagem dos produtos daqueles casa descobre um quadro que a falecida mãe dela fez da lendária orquídea preta. 

Com os relatos da avó ela descobre a história de Harry Crawford, herdeiro da família no período que a avó de Julia trabalhou na mansão, que se casa com Olivia mesmo sem ama-la para constituir um herdeiro para a família. 

Antes de ir para guerra Harry já prova ser infiel ficando com um amigo de Olivia em uma festa. Mas ela o perdoa e tenta refazer o casamento, ainda mantendo relações com o marido mesmo desconfiando do amor dele. 

Harry logo precisa ir para a guerra, indo junto com seu funcionário e amigo mais querido Bill Sterfford, avó de Julia. 

Na Tailândia, acabando de sair da prisão de guerra e tendo que ficar mais tempo que Bill, Harry, fica em um hotel para se recuperar da Dengue e acaba se apaixonando por Lidia, funcionária do hotel. 

Juntos eles tem um caso de amor que faz com que Harry decida abandonar tudo na Inglaterra e ir viver no mundinho humilde de Lidia. 

Mas ao retornar a Inglaterra e dar vasão aos planos mesmo sendo único herdeiro da bela mansão e ainda casado com Olivia percebe que a guerra deixou a mansão em frangalhos, vários funcionários precisando dele, seu pai morto e sem nenhuma chance de retornar a Tailândia. 

Harry então decide mandar seu funcionário e amigo Bill no lugar para avisar Lidia que não poderia voltar. 

Bill é casado com Elsie que também funcionária da mansão, eram casados e nunca puderam ter filhos. Mas sua fidelidade e amor a mulher era incondicional. 

E ao retornar a Tailândia para a missão de Harry, Bill , descobre que Lidia tinha tido uma filha, fruto da relação dos dois e o parto por ser muito difícil a deixou hospitalizada por vários dias. 

Correndo o risco da bebê ter que ir para um orfanato, que não época da pós guerra era degradante, e possível destino de morte para um bebê tão frágil e prematuro Bill decide cuidar da bebê enquanto ficava na Tailândia, com desculpa de pegar umas orquídeas raras que Harry tinha visto nesse período. 

Isso faz com que Bill se apaixonasse pela bebê e quando Lidia recupera os sentidos e pede que Bill leve a bebê para ser cuidada na Inglaterra por Harry, Bill vê outro destino para a menina, que se chamaria Jasmim, para não prejudicar o casamento do patrão e amigo. 

Elsie aceita o bebê como sua filha, mas quer contar para Harry que Jasmim é filha dele. Mas quando vão contar por meio de um bilhete no orquidário que Bill costumava deixar as cartas de Lidia para Harry quem as encontra dessa vez é Olivia. 

Que chocada com a notícia de que o marido mais uma vez foi infiel a ela e teve um bebê que ela nunca pode dar a ele obriga os funcionários a criarem Jasmim do lado do marido mas sem nunca ele saber que é filha dele e fruto da relação dele com o grande amor da sua vida, Lidia. 

Julia fica então sabendo que sua descendência é sendo verdadeira herdeira da mansão que tanto amava ficar como neta e filha dos funcionários antes de virar uma grande, famosa e rica musista. Mas Kit, antigo herdeiro da mansão, por laços de parentescos bem distantes, do seu lado a ajudava a passar por tudo. 

Mas as tragédia de Julia ainda não acabaram. 

Com a força de descobrir uma novo história do seu passado ela volta para França pra restruturar sua vida e vir de vez a Inglaterra. Mas encontra seu marido vivo. 

Ele por vergonha de abandonar seu filho pequeno no acidente de carro, o carro tendo pegado fogo e matado o pequeno, fez com que ele se acordasse e se fingisse de morto. 

Pensando que era compreensível o marido fugir de dor e vergonha. Julia decide abandonar Kit e tentar manter o casamento com Xavier. 

Mas a comparação de Kit e Xavier fax com que ela perceba que seu marido ers egoísta e que sua história do acidente de carro não era tão certo assim. 

Julia descobre que Xavier na verdade bebeu antes de pegar o carro com o filho pequeno. E isso faz com que Julia tome a decisão de abandonar seu marido, ir a Tailândia e descobrir se sua avó Lidia, estava viva.

Julia acha a avó e descobre que ela tinha se recuperado do parto de Jasmim, se casado novamente reconstruindo sua vida recebendo relatos de Elsie e fotos achando que Jasmim estava sendo criado por Harry e não pelos funcionários da mansão. Tudo isso a mando de Olivia. Lidia e o novo marido ainda foram muito felizes e ricos com o negócio do marido. Porém não puderam ter mais filhos. 

No fim Kit ainda vai atrás de Julia na Tailândia depois que descobriu que Julia abandonou o marido. E eles juntos com a vovó Lidia pagam as dividas da mansão e vão viver felizes para sempre. 

Opinião 

O nome de Lucinda Riley sempre me chamou atenção nos livros de romance e parecer ser o tipo de história que eu sempre me apaixonei. Sendo o segundo livro da autora que li percebo que essa intuição estava certa. 

Nesse livro cheio de emoção, muitos personagens que são todos aproveitados minuciosamente durante a trama complexa e cheia de dramas, choros e emoções são a receita certa para me conquistar. 

Com dois protagonistas amarrando uma trama que vai do presente para o passado mostrando dois lados sobre o casamento e infidelidade em tempos diferentes, vemos como plano de fundo o luto e o que seria o amor, honra e respeito. 

A pergunta que a história se faz o tempo todo é: "Será que o amor louco, aqueles que parecem acontecer só em livros e filmes, é o mais importante e vale arriscar tudo mesmo?"

E o controle do nosso destino, está realmente nas nossas mãos? 

Acho que tanto Julia quando seu avô Harry mostram que não durante a história. 

Vemos eles tendo que abrir mão desse amor em diversas vezes por vários motivos e tendo que seguir caminhos diferente da que a própria vontade exigia.

Mas aí vem a questão da honra. 

Harry não foi honrado com suas escolhas e recebeu o castigo, que me lembrou muito do final do livro Tudo é Rio.  

Acho que o que Harry fez com Olivia não foi julgado no livro da forma correta. A mulher o perdoou, cuidou da melhor forma possível da família dele e da herança dele e ele ainda a trai. 

O contraste com o egoísmo de Xavier com Julia já é outra coisa. O casamento deles já não seria um casamento por causa desse egoísmo? O mérito de honra em um casamento é medido pelo nível de egoísmo?

Vejo que o livro mostra muito disso. 

A autora escreve muito bem. Vemos cenas e diálogos muito fortes e cheio de emoção. Ela nos leva pela historia com maestria e nos faz ver cenários, tanto na França, Tailândia e Inglaterra que nos faz sonhar.  E as orquídeas? Parece que até sentimos o cheiro delas. E olha que nem sinto cheiro, não sinto cheiro. 

O final é cheio de emoção e reviravoltas. Tem muitos detalhes da trama final que iriam parecer encheção de linguiça se a autora não escreve tão bem. Acho que Julia reencontrar Xavier ia ser algo desnecessários, mas no fim foi o temperinho que faltava para aquele toque de romance. Sabe, aquele tempero de filme da Sessão da Tarde?

É um livro leve também. A gente lê  e nem vê que está lendo. Quando vê, o livro já se foi, te trazendo inúmeros aprendizados e histórias para guardar na memória. 

Me lembrou os livros de Zíbia Gasparetto também. 

É uma história gigantemente linda, cheia de personagens cheios de camadas e que nos trás inúmeros aprendizados. 

Nota 5 ⭐ ♥️ 






Comentários