Resumo
Arrietty é uma garota Pequenina de quatorze anos. Pequeninos são seres iguais os humanos que tem pouco centímetros de altura e que vivem escondidos dos humanos de tamanho natural, no caso da família de Arrietty, dentro da casa deles.
Arrietty e a família vivem escondidos na casa de Sho, um garotinho doente que vive com a mãe e a empregada e que terá que fazer uma cirurgia no coração.
Só que a empregada, Haru, veem os pequeninos como pragas e ladrões e não como pessoas com sentimentos que apenas coletam poucos utensílios deles para sua sobrevivencia como Sho.
Haru então sequestra a mãe de Arrietty e chama até o controle de pragas contra os Pequeninos. Mas Sho ajuda a amiga Arrietty, salva ela e a família e deixam eles irem embora para uma casa mais segura na floresta.
Opinião
Mais um filme do Studio Ghibli. Estou fascinado pela qualidade de roteiro, criatividade e detalhismo nas cenas.
Cada história é um universo diferente de sonho, fantasia e até pesadelos que a gente só queria que fosse real.
E O mundo dos pequeninos não é diferente. Trazendo um roteiro mais estruturado, mas com um nível de fantasia tão grande quanto os outros dois filmes que eu já vi.
Os produtores souberam cativar a gente com um show de imagens e criatividade que não tem tamanho, imaginando dessa vez, que e se fossemos pequenininhos e tivéssemos que nos virar com coisas minúsculas.
A quantidade de objetos que são transformados e adaptados é enorme e detalhista. Parece que pensaram em tudo. Dá para criar tantas histórias em meio a esse universo. Não podemos nem começar a pensar que a mente já começa a produzir. E deve ter por aí.
O roteiro é inacreditavelmente simples. A vilã é a empregada querendo se livrar das pragas. E se torna algo tão monstruoso e grande porque nos vemos nos olhos dos pobres pequeninos.
Acho que, como todo filme do estúdio Chibli, tem essa história por trás, essas metáforas.
E vemos nesse filme a proporção mesmo, do que os problemas tem se vemos nos olhos dos outros.
O garotinho tá tendo que fazer uma operação de coração a qualquer momento e ele age como se não tivesse problema nenhum na vida a não ser ajudar Arrietty.
E o ambiente da história? Tudo tão calmo e cheio de paz. Parece que qualquer problema nosso pode ser resolvido com calma e paciência.
Um filme mais simples do estúdio, mas não sem menos ensinamentos.
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Comentários
Postar um comentário