Da Magia a Sedução, livro da série as irmãs Owens, escrito por Alice Hoffman, que inspirou o filme com o mesmo nome, estrelado por Sandra Bullock e Nicole Kidman, que trouxe magia para o cinéfilos de uma geração, é o segundo livro da série, mas o primeiro escrito.
Alice Hoffman escreveu a história de Sally e Gillian, que sempre foram diferentes das outras crianças, tendo poderes mágicos, e o universo e a natureza conspirando a favor delas, e que perdem os pais e por causa de uma maldição de uma antepassada, e que vão morar com tias distantes.
Gillian cresce fazendo o que quer e chocando a todos com sua ousadia, beleza. Sally cresce sendo responsável e sendo a mãe, não só da irmã, mas das tias que nunca pensaram em criarem crianças.
Sally e Gillian são traumatizadas pelo amor, porque viam as tias fazerem magia para as mulheres da cidade e ao manipularem o destino serem amaldiçoadas com um amor não muito certo. Ou possessivo ou com um destino ruim.
Quando Gillian e Sally crescem, Gillian foge para casar e passa por vários casamentos errados e possessivos.
Sally casa com um sujeito companheiro e amoroso, tem duas filhas lindas, Killlian e Antonia. Mas a maldição de família, no qual dizia que nenhuma Owens deveria se apaixonar se não o amor da vida delas morrerá, faz com que seu marido Michael morra.
Ela então foge das tias e da vida de bruxa que tinha na cidade indo morar bem longe e protegendo as filhas dessa história.
Mas, anos após, em uma noite, sua irmã Gillian, aparece pedindo socorro. Tinha matado seu marido Jimmy Hallkins. Ele era louco, agressor, tóxico, possessivo e muito perigoso. Fugindo de ter vendido drogas errada para adolescentes e eles morrendo, eles viajam pela estrada quando, Gillian acredita, o homem morre vítima da beladona que ela coloca escondida na bebida dele pra ele ficar mais calmo e não a agredir.
Sally mesmo com o risco de ter sua vida estragada pela irmã, não pensa duas vezes, e enterra o corpo do homem no quintal de sua casa. E Gillian passa a viver com a irmã.
Mas a vida calma e tranquila de Sally e das filhas adolescentes começam a ficar abaladas pelas loucuras da Gillian e da assombração de Jimmy.
Killlian começa a agir como a tia, inspirada por ela, e vendo sua magia, de mulher começando a agir por cima da fase pré adolescente indo embora. Seu melhor amigo de infância, é o único que a prende a vida de antes.
Antonia, que sempre era bonita e arrumada, mais feminina e popular vê a sua vida abalada e opacada pela tia e depois pela irmã mais nova, virando mulher.
Mas quando o fantasma de Jimmy começa a fazer a vida das Owens virar uma loucura elas tem que se unirem para aceitarem a magia na vida delas, o verdadeiro amor aparecendo para ambas e que só assim e com ajuda das tias bruxas Franny e Jey poderiam se livrar da assombração e retornar as vidas normais.
A chegada de um detetive, Gary, a cidade para investigar o sumiço de Jimmy ainda abala mais ainda as irmãs. Ainda mais porque ele se apaixona perdidamente por Sally e ela por ele, finalmente abrindo mão do luto que manteve por tantos anos.
Ele ignora todas as provas contra as Owens entendendo o quão terrível Jimmy era para Gillian, e as ajudam.
Franny e Jey fazem o ritual para expulsar o fantasma de Jimmy da vida de Sally e Gillian. E até Gillian toma jeito ao se apaixonar por um professor das meninas.
E elas foram felizes para sempre sendo bruxas, sem ligarem para a maldição da antepassada, e unidas como nunca.
Logicamente o que me fez ficar louco por essa série de livros foi por causa do filme.
Mas o livro, como sempre, é bem diferente do filme.
Ele se concentra mais em outros temas e ignora outros que no filme mostra.
A união das irmãs e sobrinhas sem dúvida é tema central do livro, enquanto o filme tenta se concentrar mais no comercial, cenas de terror.
Acho a união feminina, acima das diferenças de personalidades é o incentivo do livro. Uma aprendendo com a outra em vez de se auto-criticarem para vencer Jimmy, que é uma metáfora contra o mau que esse homem representa na vida de Gillian é o ensinamento do livro.
O contraste do amor de Jimmy e o amor do professor Ben, é chamando atenção para o que a mulher deve valorizar.
Fiquei chocado com que a cena mais importante do livro não conter no filme. As vezes porque os produtores queriam que o que chamasse atenção fosse a parte mais comercial da história. O terror fantasmagórico.
Killlian tem uma tentativa de abuso, quando escolhe ir para a casa do namorado por um atalho.
Ela é perseguida por dois marginais. E é muito traumático.
No filme ela parece mais criança. No livro elas são mais adolescentes. Mas não deixa de ser tão triste o desespero e como muitos homens não vêem a malignadade que essas atitudes causam.
É uma cena simples e única no livro. Mas que trouxe tanta profundidade que não teve no filme. No filme trouxe em outras área. Mas acho que se tivesse essa cena no filme, iria roubar todo o foco da história, mas que iria trazer camadas totalmente novas. Quem sabe em um rebolt?
Acho que esse amor todo da irmãs e a união é algo que chama atenção demais do livro. Sally abre mão muito de si e pelo o que sempre lutou por esse amor. Sera que isso é certo? A vida toda ela se entregou para ser honesta, trabalhadora, ser aceita, criar sua família e tudo é sempre estragado por sua família. Mais uma vez. Será que isso é certo?
Mas no fim, quando ela se aceita como bruxa, e como necessária para cuidar da família Owens, ela se sente feliz. Será que essa posição, quase vitimizada, não é onde ela queria estar? Ela fala que quando estava fazendo tudo correto e ninguém atrapalhava se sentia nervosa e angustiada.
O sentimentos dos personagens do livro tem várias camadas, como podem ver.
E é admirável como a autora faz isso nesse livro também, sem a gente ver. Ela passa pelo pensamento dos personagens, e quando vemos a história, a cena, já aconteceu. E você viu isso passar. Você não leu.
As cenas são visíveis e claras. Mesmo passando por simples sentimentos e lembranças. Vemos anos passados no passado e no extremo-passado como cenas em um filme.
É um livro incrível com outros ensinamentos que o do filme, mas que são de extrema importância.
Nota: 4,5⭐
Comentários
Postar um comentário