Além da Ilusão - até Capítulo final


 Resenha 

O final de Além da Ilusão, nos trouxe todos os clichês de novelas clássicas e muito "além da ilusão". 

Teve um "encher de linguiça", mas um "encher de linguiça" com todas as expectativas preenchidas com sucesso. 

Barbara Paz deu um show nos momentos finais, trazendo todas as maldades Úrsula sendo extravasadas e descobertas em cenas fortíssimas que ia em um drama  significativo além do que o horário das seis esperava. 





Ela sendo desmarcada por Eugênio e iria se separar. Mas ela apela para o velho golpe do bebê falso. Com direito a tentativa de engravidar de amante que deu errado, roubo de bebê e morte do amante e ser desmascarada no final. 

O pior que a mãe do bebê que ela ia comprar pra dizer que era filho do Eugênio de uma hora deu pra trás e ela foi pegar o filho da Heloísa com Leonidas. 

E quem foi descobrir tudo? O Matias. O louco que assumiu o crime na frente de todos após Isadora dar um golpe no pai para tirar Davi da prisão. Mas como ele estava louco não cumpria os requisitos para ser uma declaração valida na justiça. 

Mas ao ver a Úrsula na ala de maternidade do hospital vestida de faxineira a segue e rouba sua barriga falsa e o bebê de volta. 

Logicamente ninguém acredita nele quando ele chega em uma cena hilária trazendo o bebê e a barriga falsa. 

Mas serve para irem atrás de Úrsula e Margo que estava lá, e horrorizada por desvendar que a ex-amiga tinha feito aquilo denuncia a polícia todos seus crimes. 


Mas vendo que não era de serventia para ninguém. E que estava atrapalhando a vida do amigo Leônidas, Matias finge se matar e vira indigente vistando o túmulo da filha. Cena que me fez chorar com o final da novela.

Joaquim que ouve que não era o verdadeiro filho de Úrsula, entrega os crimes da mãe a justiça. 
Mas a falsa mãe ainda sai antes do julgamento e ainda tenta matar Davi em show de ilusão que ele é preso em uma caixa cheia de água. 


Joaquim vendo a mãe na plateia fazenda a típica dancinha que faziam quando faziam maldade entende o que estava fazendo e salva Davi se redimindo no final. 

Ele vai conhecer o verdadeiro pai finalizando sua história. 

O que mais triste na história dele é quando ele fala para a mãe que ela lhe roubou o destino. Ele iria se alguém humilde e simples, mas sem aquela maldade e cobiça no coração. 


O final de Emília também foi muito bom.
Ela se tornou a cantora de rádio famosa que tanto sonhou. Mas a cobiça do amante e levou ser presa na frente de todos na hora do festival. 


Seu marido, Cipriano se entrega aos amor de Giovanna. 

Ela paga pelos seus crimes e depois consegue o sucesso que tanto queria quando no Rio de Janeiro acaba por coincidência cantando na frente da restaurante de Arminda que precisava de uma cantora. 

Achei que foi válido sua redimissão. Mostrou que a pessoa passando a fazer a coisa certa pode ter um concerto. 


Bento e Letícia acabaram juntos. 
Ele voltou a ter os movimentos da perna e resolveu que agora podia voltar para sua vidinha. 
Ao retornar, bem na hora do casamento de sua amada com o melhor amigo, faz com que Letícia reconsidere sua escolha e ela acaba deixando Lorenzo por ele. 

Não gostei da história dos três.
Ficou até como se Lorenzo tivesse enganado o amigo ao se alistar no exército. Sendo que ele fez isso para esquecer os dois e seguir um caminho diferente para não ter inveja dos dois. Certíssimo. 

O trouxa do Bento, vai atrás, pra proteger o amigo. 
E quando o amigo decide que não quer voltar a vida porque iria ficar paraplégico Lorenzo volta para Campos com a difícil missão de mentir a todos que ele morreu. 

Nada mais justo que ele tentar o amor ao lado da amiga. 

Quem ia adivinhar que ele iria voltar. 

Largar uma vida reconstruída ao lado da italiana pra destruir mais uma vez a vida de todas. Achei Bento egoísta e besta por ignorar toda a história que estava se passando em seu nariz.

Como ele não percebeu antes os sentimentos do amigo por Letícia? É nunca ouvir. Só que querer falar e querer sempre ser o protagonista na história.

Conclusão 

A novela foi cheia de mensagens importantes com um toque puritanismo demais, mas que trouxe o melhor das conclusões de clichês de novelas, mas muito bem feito e trabalhado. 

Os atores foram de excelentíssimo bom gosto em sua atuação. Deu pra sentir cada um ocupando seu espaço e nada demais. Dando espaço para os coadjuvante e ocupando seu espaço quando necessário. 

Trouxe o amor puro, o amor louco e obsessivo.
Trouxe feminismo no meio profissional. Algo de extrema importância. 

Trouxe nostalgia de forma de pensar, regras, e culturas do passado.

 Tanto o melhor, como a rádio, moda e interiorismo de pessoas simples. 

Quanto o ruim, como regras e leis que favoreceram  paternalistas, aos ricos, brancos e  que causavam dor e sofrimento para a minoria. 

Uma novela feita a pincel. 

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐


Comentários