Resumo
A nova esposa ajuda a filha dele a ter o bebê. Dois filhos gêmeos e os cria após a mãe morrer no parto.
A nova esposa também morre. Deixando Mereciano com um filho da segunda esposa estudando na capital e os dois netos gêmeos ajudando na fazenda.
Gervásio, filho da segunda esposa. cresce arrancando tudo do pai e falando para quem quiser ouvir que quando o pai morresse venderia tudo do pai pra ir morar na cidade grande de vez.
Enquanto os sobrinhos cresciam na fazenda trabalhando de sol a sol ajudando o avô se sentiam injustiçados pois nem registrados eram. Não tinham direito a nada.
Até um dinheiro escondido do avô, quem iria herdar era o Gervásio.
Mas os dois, armaram, matar o velho, pegar o dinheiro e sumirem no mundo. E usando uma cascavel que acharam no mato.
O plano concluído, um oficial de justiça veio procurar os dois que já tinham partido fugidos que o avô, poucos dias atrás tinha ido a cidade registrando e passando tudo para o nome dos dois.
Resenha
O que mais chama atenção no livro é a tentação que temos de ficar do lado dos gêmeos. O sentimento de injustiça diante do tio gastador e que tanto trabalho deles iriam lhe render apenas a rua era algo revoltante.
Me lembrou a história do filho pródigo.
E também é um ensinamento que se esperarmos em Deus e fazermos só a coisa certa, apesar das tentações, Ele comanda para o rumo certo.
O conto é cumprido e tem sua complexidade maior que dos outros. E isso se tornou bom.
O final é triste mas conclusivo.
Nota ⭐ ⭐ ⭐

Comentários
Postar um comentário