Resumo
No segundo conto do livro sobre o detetive Waldir Lopes temos o primeiro caso mais realista.
Seu Jerônimo, o que tudo indicava, tinha se suicidado, na verdade tem o futuro genro como acusado de te-lo matado.
Mas investiga dali e daqui Waldir descobre que na verdade a governanta da mansão, que criou a patroinha como se fosse filha, não a queria a ver casada com um homem infiel.
Ricardo estava tendo um caso com a esposa do caseiro de seu Jerônimo, homem muito perigoso, e que por isso ele não queria denunciar seu álibi de jeito nenhum a polícia e se ver livre de ser preso.
Jerônimo na verdade se matou mesmo. A governanta, Laudelina, encontrando o corpo e vendo a oportunidade de se livrar do futuro ruim para Clarisse, a patroinha, disfarça para parecer que Ricardo o tinha matado.
Jerônimo se matou pensando que a amante de Ricardo era a sua nova namorada, Rutinha.
Resenha
O que eu mais queria nesse momento era uma história de detetive. E fui encontrar justamente nos livros de literatura goiana que estava na minha estante a séculos e que ganhei a muito tempo atrás.
Por isso que tenho esse método de sempre ler um livro antigo e um novo da estante. As vezes aquele livro empoeirado e antigo que a gente não dá nada pode conter histórias muito legais.
Mas realmente é uma pena que seja um conto e não o livro inteiro.
Os contos desse livro estão variando muito de histórias muito boas ou muito ruins. Como todo livro de contos. Acho que eles costumam fazer isso para os contos ruins sejam publicados também.
Nesse conto o que mais me chama atenção é o enredo novelistico. Nem precisava ter realmente um detetive.
O amor da governanta pela patroazinha. O amor verdadeiro de Ricardo pela amante, Maria Rosa. E a paixão avassaladora de Jerônimo por Rutinha. Três tipos de amor. Algo que renderia cenas brilhantes se fosse um livro cumprido de várias páginas. E que Bariani, por mais que seja um escritor de literatura das antigas consegue trazer diálogo inteligentes e atualizados.
A governanta se mostra ser uma vilã, com um amor é possessivo por Clarisse. E esse final foi muito bom.
Tomara que os outros contos do detetive sejam assim também.
Nota: 4,5⭐

Comentários
Postar um comentário